Governadora publica portaria mantendo diretora do Hospital Regional de Salgueiro no cargo

A governadora Raquel Lyra decidiu manter a gestão do Hospital Regional Inácio de Sá (Hris) a cargo de Gilcia Sá. Servidora concursada, ela exerce a função gratificada há mais de 10 anos. A decisão saiu no Diário de Oficial do Estado de hoje.

Existia expectativa que a chefe do Poder Executivo estadual designasse alguém mais próximo do vice-prefeito, Edilton Carvalho, para o cargo, mas isso ainda não aconteceu.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Banco do Nordeste lança projeto de incentivo à bovinocultura do leite em Serrita e região

Serrita recebeu nessa quarta-feira, 4, um encontro do projeto PRODETER para estimular a bovinocultura do leite no município e região. O evento foi realizado pelo Banco do Nordeste em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Márcio Simplício, agente de desenvolvimento do banco, explicou que nesse primeiro momento o PRODETER beneficiará produtores de leite dos municípios de Serrita, Cedro, Parnamirim e Salgueiro. O objetivo é aumentar a produtividade das fazendas da região em até 50%, num prazo de 3 anos, por meio da eficiência nutricional, sanitária e reprodutiva.

“Aplicaremos questionários junto aos produtores, que são público-alvo deste PRODETER, com objetivo de levantar a situação atual em que cada produtor se encontra. A partir de então, as ações a serem implementadas serão efetivadas para que possamos avaliar a evolução e o atingimento dos objetivos”, detalhou Márcio.

Durante a execução do projeto serão acompanhados 120 produtores, sendo 30 de cada município contemplado. Eles receberão capacitação para o manejo produtivo e gestão das propriedades rurais. Também serão buscados meios para a comercialização do leite produzido, seja para laticínios ou fábricas de beneficiamento.

Além de Márcio, participaram do encontro, o gerente do Banco do Nordeste de Salgueiro, Diogo Mendes; a gerente-executiva de Desenvolvimento Territorial, Joaisa Rodrigues; representantes da Adagro e IPA; vários produtores rurais; bem como representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Salgueiro e Serrita e das quatro prefeituras que participam do projeto, a exemplo do vice-prefeito de Parnamirim, Rennê Alencar.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

OAB Salgueiro repudia agressão sofrida por advogado de São José do Egito

Em nota publicada neste sábado, 6, a OAB Subseção Salgueiro repudia uma agressão sofrida pelo advogado e diretor da OAB São José do Egito, Rênio Líbero, no exercício de sua atividade profissional.

Segundo o Blog do Magno, a agressão aconteceu essa semana, durante Júri Popular na Comarca de São José do Egito, por meio de intimidação e ameaça, partindo de familiares da vítima de um cliente que ele estava defendendo.

“A OAB/Salgueiro repudia a agressão ao mesmo tempo em que presta apoio e solidariedade ao advogado. A advocacia é essencial à administração da Justiça e as suas prerrogativas são asseguradas por Lei”, publicou a OAB Salgueiro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Retrospectiva da pandemia de Covid-19 em Salgueiro: O começo do inferno

Estávamos na metade de março de 2020, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. Era semana pós-carnaval e muitos ainda se recuperavam da ressaca da animada folia carnavalesca. Na TV e alguns portais de notícias falavam de um tal vírus estava uma provocando uma pneumonia misteriosa na China, mas em Salgueiro a grande massa da população não sabia o que era isso, nem tinha noção do estrago que esse patógeno causaria em nossa sociedade. Em breve saberíamos.

Na época, o prefeito Clebel Cordeiro estava de férias e quem respondia pela prefeitura era o vice, Dr. Chico Sampaio. Foi ele quem assinou o primeiro decreto de medidas para contenção da nova doença, seis dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia de Covid-19, que se tornaria a pior do século, alertando que o surto estava se alastrando por todo o mundo.

No Decreto n° 013/2020, o prefeito em exercício decretou situação de emergência no município, determinando isolamento da população, dispensa de licitação para medidas emergenciais, suspensão de eventos públicos e privados, suspensão das aulas, proibição de férias dos profissionais de saúde, criação de um Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, entre outras medidas.

Pensávamos que a quarentena só duraria um mês ou dois. Ledo engano. Se estendeu por meses, provocando aflição, depressão e muita ansiedade. Quem não adoecia com a infecção do vírus, ficava mentalmente doente. O sentimento de medo e angústia era dominante. Máscaras cobriam os rostos, ocultavam sorrisos que não tínhamos motivos para expressar. Nas ruas avenidas vazias, não podíamos nos abraçar, apertar as mãos de nossos amigos, demonstrar nenhum afeto com toque físico. O vírus nos colocou de joelhos, nos subjugou.

Era apenas o começo do inferno, que mataria milhões de pessoas em todo mundo, ceifando vidas de muitos queridos salgueirenses. Nós não estávamos preparados para o caos que estaria por vir.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Salgueiro sedia encontro de quadrilhas juninas de Pernambuco

Quadrilhas juninas de várias cidades de Pernambuco se encontrarão em Salgueiro nos dias 13 e 14 de maio, no Ginásio Poliesportivo, em evento organizado pela Federação das Quadrilhas Juninas e Similares do Estado de Pernambuco (Fequajupe), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e Associação de Artes Cênicas de Salgueiro.

A programação conta com fórum, workshop e capacitação para jurados de concursos, no dia 13, além de apresentações de quadrilhas de ao menos cinco cidades pernambucanas, no dia 14. Qualquer pessoa pode ter acesso ao ginásio para assistir as performances, incluindo uma da Junina Nação Sanfonear, de Salgueiro.

O evento busca fortalecer o ciclo junino no Estado, que é um dos principais polos do São João no País. Visa, também, divulgar as cidades com intenso polo cultural e integrar as quadrilhas de todo o Estado, promovendo um intercâmbio intermunicipal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Museu do Couro de Salgueiro é reaberto com mostra organizada pelo IFSertãoPE

O Museu do Couro de Salgueiro, situado às margens do Açude Velho, na região central da cidade, foi reaberto pela prefeitura nessa sexta-feira, 5, com a exposição “Pro Cabôco Vê – Mostra Sertão e seus acervos”.

A mostra, que continuará disponível no museu nas próximas semanas, proporciona aos visitantes a apreciação de um acervo que expõe a essência do povo sertanejo, por meio de um rico material reunido e conservado pela professora Márcia Farias e seus alunos do IFSertãoPE. A entrada é gratuita.

Cada item tem sua história e contexto na riqueza patrimonial do Sertão nordestino. Uma experiência que traz um grande enriquecimento cultural para os visitantes.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Justiça anula efeitos de Processo Administrativo movido pela Prefeitura de Salgueiro contra a Limpax

Os efeitos do Processo Administrativo movido pela Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Administração, contra a empresa Limpax, responsável pela limpeza pública do município, foram anulados pela Justiça nessa sexta-feira, 5. Conforme noticiamos, a secretaria concluiu o processo penalizando a empresa com a rescisão unilateral do contrato e proibição de contratar com a prefeitura por 180 dias. A decisão atende ação anulatória de ato administrativo, com pedido de tutela de urgência, movida pela Limpax.

Na sentença da 1ª Vara Cível da Comarca de Salgueiro, o juiz José Gonçalves de Alencar destaca que o processo teve ilegalidades. “A legalidade do ato administrativo é a condição primeira para sua validade e eficácia. Nos Estados de Direito, como o nosso, não há lugar para o arbítrio, a prepotência, o abuso de poder. A Administração Pública está sujeita ao império da lei como qualquer particular, porque o Direito é medida padrão pela qual se aferem os poderes do Estado e os direitos do cidadão”, ressaltou.

O descumprimento da decisão implicará em multa diária de cinco salários mínimos, sem prejuízo da adoção de outras medidas previstas no Código de Processo Civil (CPC). Com a vitória na Justiça, a empresa pode continuar prestando o serviço e participar de nova licitação da limpeza pública, embora a prefeitura ainda possa recorrer.

Da redação do Blog Alvinho Patriota