Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UPAE Petrolina explica sintomas dos vírus respiratórios H3N2 e VSR, em circulação atualmente no Brasil

Os vírus respiratórios H3N2 e Sincicial Respiratório (VSR) circulam atualmente por todo o Brasil, causando doenças respiratórias em adultos e crianças, inclusive quadros graves. Para evitar a disseminação desses patógenos, a UPAE Petrolina divulgou algumas informações pertinentes, que podem garantir a saúde de sua família.

De acordo com a unidade de saúde, o H3N2 é um tipo de vírus da gripe que pode causar quadros graves em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico fraco. Em ambientes fechados, ele tem poder de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa.

Já o VSR é um vírus que causa uma infecção comum, afetando principalmente crianças pequenas. Os sintomas são semelhantes aos de um resfriado, mas pode levar a complicações severa, como pneumonia e bronquiolite, principalmente em bebês prematuros ou com doenças respiratórias crônicas.

As ações preventivas são as mesmas dos outros vírus respiratórios, bastante difundidas durante a crise da pandemia de Covid-19. É recomendável lavar as mãos regularmente com água e sabão ou usar álcool em gel; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar tocar o rosto, especialmente olhos, nariz e boca; manter distância de pessoas doentes e evitar aglomeração.

O coordenador médico da UPAE Petrolina, José Roberto Coelho, recomenda medidas caso a pessoa seja infectada pelos referidos vírus. “Se a pessoa estiver com sintomas semelhantes aos da gripe ou do VSR, é importante manter-se em casa, e sugere-se o uso de máscara. A febre e a dor podem ser controladas com analgésicos e antitérmicos. Se a sua temperatura corporal permanecer alta por mais de 72 horas ou houver piora da tosse, falta de ar, procure um posto de saúde. Procure uma UPA se houver agravamento dos sintomas, como dor ou pressão no peito ou abdômen, vômitos intensos e queda significativa do estado geral”, orienta.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *