Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

TJPE promoverá as duas primeiras mulheres ao cargo de desembargadora pela regra de paridade de gênero, em sessão histórica hoje

Após entrar em vigor a Resolução n° 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a paridade de gênero no 2° grau, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza uma sessão histórica na manhã desta segunda-feira, 4, para promover as duas primeiras mulheres ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento.

A votação ocorre às 9h30, na Sala de Sessões Desembargador Antônio Brito Alves, no 1° andar do Palácio da Justiça, localizado na Praça da República, s/n, em Recife. Na ocasião também haverá a escolha de mais quatro desembargadores, totalizando seis novos(as) desembargadores(as) promovidos(as) as 2° grau pelos critérios de merecimento e antiguidade. Para esse processo se tornar possível, a governadora Raquel Lyra sancionou uma lei que amplia de 52 para 58 o número de desembargadores do TJPE.

Paridade de gênero

O ato normativo do CNJ que prevê a alternância de gênero no preenchimento de vagas na segunda instância do Poder Judiciário, determina que os tribunais utilizem, alternadamente, uma lista exclusiva para mulheres e a tradicional lista mista nas promoções por merecimento.

Da redação do  Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *