Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Suspeita de doença causada por bactéria provoca suspensão de aulas em escolas de cidade mineira

As aulas de duas escolas municipais de Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha, foram suspensas após 27 crianças apresentarem sintomas como febre e dor de garganta. Os casos estão sendo considerados pela Secretaria de Saúde como suspeitos de infecção pela bactéria Streptcoccus.

Segundo o secretário municipal de saúde, Salvador Fernandes, os primeiros casos suspeitos foram notificados na terça (24), e aumentaram exponencialmente nessa quarta (25). Todas as crianças, de 7 a 10 anos, são alunos da Escola Municipal Santo Antônio. O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) também foi fechado a partir do Decreto nº 63/2023. “Elas se queixam de febre, garganta doendo e vermelhidão na pele. Todas foram atendidas pelos médicos das unidades, medicadas e encaminhadas para casa. Estão sendo acompanhadas pelas equipes de Vigilância em saúde e nenhuma precisou ser internada”, informou o secretário.

O fechamento da escola segue até essa sexta (26) para desinfecção do local. A decisão foi tomada durante uma reunião de emergência nesta quarta, entre médicos, secretarias de saúde e educação, além de representantes da atenção primária municipal. Ainda de acordo com Raimundo, a situação não é considerada como surto, uma vez que ainda não foram comprovados os casos. Ele informou que os exames começam a ser coletados nesta sexta para serem encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Em vídeo divulgado pela Secretaria de saúde municipal, o médico do município, Aryan Souza, fez alguns esclarecimentos sobre os sintomas da escarlatina, doença suspeita de ter acometido as crianças e que é provocada pela bactéria Streptcoccus. “É uma doença que é mais comum entre crianças e adolescentes na faixa de 5 a 12 anos. Entre os sintomas estão a infecção de garganta, somada a infecções na pele, dores e manchas vermelhas pelo corpo, e duram cerca de 10 dias. Normalmente, ela é transmitida quando se tem contato com gotículas e secreções salivares de uma pessoa que está infectada. Embora seja mais comum em crianças, a bactéria também pode ser transmitida para adultos”, explicou o especialista.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *