A Sudene autorizou o Banco do Nordeste (BNB) a celebrar um termo aditivo ao contrato vigente com a Transnordestina Logística S/A (TLSA), visando à liberação de um crédito de R$ 3,6 bilhões para a conclusão do ramal cearense da ferrovia. Informação foi divulgada esta semana pelo repórter Luciano Rodrigues, do Diário do Nordeste.
Somando essa injeção financeira e mais uma parcela de recursos próprios, a previsão é que o trecho da ferrovia entre o Piauí e o Porto de Pecém-CE esteja em pleno funcionamento em 2027, transportando mercadorias e movimentando a economia do Nordeste. A obra beneficia Salgueiro, que possui a fábrica de dormentes usados na ferrovia.
Atualmente os serviços da Ferrovia Transnordestina são executados no Ceará pela Marquise Infraestrutura, empresa daquele Estado que construiu os aeroportos de Natal-RN e Confins-MG, além das duas pontes de acesso ao Porto de Pecém. Os trabalhos construção da ferrovia consistem em terraplanagem, drenagem e imprimação do leito da estrada de ferro; abertura de túneis e construção de pontes e viadutos; e instalação dos dormentes, trilhos e sinalização.
Governo Federal fará o ramal pernambucano da ferrovia
Enquanto o ramal cearense avança rumo à conclusão, no braço pernambucano da estrada de ferro, que liga Salgueiro ao Porto de Suape, as obras foram abandonadas pela TLSA e assumidas pelo Governo Federal.
A notícia mais recente em relação ao projeto, datada de setembro deste ano, dá conta que a contratação da empresa para retomada das obras foi homologada pela União.
Serão investidos R$ 15,217 milhões na elaboração dos projetos da ferrovia em Pernambuco, sob a responsabilidade Consórcio Estratégica – Prosul. A previsão é que as obras sejam retomadas em 2025,
Da redação do Blog Alvinho Patriota