Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Setembro Amarelo: Atendimentos do Centro de Valorização da Vida aumentam 14% em 2023

Um importante instrumento de apoio emocional e prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) já realizou mais de 500 mil atendimentos no primeiro semestre de 2023. O número representa um aumento de 14% em comparação com o mesmo período de 2022, mas, por outro lado, a quantidade de voluntários diminuiu 16% neste mesmo intervalo de tempo.

Em menção ao mês de campanha mundial de prevenção ao suicídio, a Agência Tatu analisou dados do CVV, que é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973, sendo uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo.

No primeiro semestre de 2022, foram realizados 440.154 atendimentos pela instituição, enquanto o primeiro semestre de 2023 somou 501.904 atendimentos do CVV. O número abrange os acolhimentos realizados por telefone – através do 188 -, entre ligações atendidas e abandonadas. A média de ligações abandonadas normalmente fica abaixo dos 20%, em comparação com o volume total.

Segundo o relatório mais recente do CVV, referente ao segundo trimestre de 2023, existem 110 postos de atendimento presencial em todo o Brasil, sendo que 15 deles estão dispostos em estados do Nordeste.

Atualmente a instituição conta com 3.500 voluntários que prestam serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Em 2022, o número de voluntários era de 4.200.

Como ser voluntário 

Qualquer pessoa com mais de 18 anos que deseja ajudar outras pessoas pode se inscrever para ser um voluntário do CVV, sendo necessário participar de um curso preparatório gratuito para novos voluntários, podendo atuar em ambiente presencial ou virtual. As inscrições podem ser feitas pelo site do CVV.

Fonte: Agência Tatu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *