Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Senado aprova secretaria que acomodará PSD

O Senado aprovou nesta quinta-feira a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa em uma sessão com fortes críticas de parlamentares do PSDB. O órgão terá status de ministério e será a trigésima nona pasta do governo Dilma Rousseff. A proposta, que segue para sanção presidencial, prevê que a pasta assumirá funções do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior relacionadas às microempresas e ao artesanato e contará com a criação de 66 cargos.

A nova secretaria foi uma promessa de campanha da presidente Dilma e deverá servir para acomodar o PSD, formalizando a adesão do partido do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab à base aliada. Vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos é cotado para assumir a função. Em meados de 2011, a presidente havia convidado à empresária Luiza Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, para comandar a pasta. Porém, diante da necessidade de acomodação de aliados, não se sabe se o convite será mantido.

Apesar das resistências públicas, apenas o líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), fez questão de assinalar seu voto contrário ao projeto. O restante dos presentes, inclusive o pré-candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves (MG), aprovou a matéria de forma simbólica – quando não há votação nominal.

Aécio Neves destacou a importância de se valorizar o microempresariado, mas não deixou de desferir críticas à criação do novo ministério. “Novos cargos para quê? Para trazer um novo partido para a base do governo”, criticou Aécio. “A sedução através de cargos públicos, através de dinheiro da população, não é legítimo, não é lícito”, completou.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que o setor é a “mola propulsora” para a geração de empregos no país. “Se fizemos tudo isso sem uma dedicação exclusiva e sem uma prioridade exclusiva da micro e pequena empresa, imagine com a criação de um ministério?”, ponderou.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *