Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sapateiro Bano comemora 93 anos lembrando fatos importantes ocorridos em Salgueiro

O sapateiro Urbano Amâncio Pereira – Bano (fotos), comemorou ontem (15 de maio) 93 anos de idade, em sua casa, na rua Inácio de Sá, no centro de Salgueiro.

Desta vez, a esposa e os filhos não organizaram uma festa, preferindo fazer uma visita ao aniversariante que continua se recuperando de problemas de saúde. Ele gosta de se manter informado assistindo TV ao lado da estimada e ciumenta cachorrinha Sacha, o xodó da casa.

O incansável trabalhador que se aposentou de verdade depois dos 80 anos, gosta de conversar e rememorar os fatos mais importantes da cidade quase bicentenária, Encruzilhada do Nordeste, como a inauguração da energia elétrica, nos idos de 1964, em plena crise política que originou a ditadura militar.

Ora, o pai de Bano foi o funcionário de confiança do empresário Veremundo Soares encarregado de ligar o maquinário que gerava a energia elétrica da cidade. “Eu soube que houve um desentendimento político na hora da inauguração da energia de Paulo Afonso”, disse Bano sem apresentar detalhes do entrevero que envolveu o governador Paulo Guerra e o prefeito Severino Alves de Sá. A partir daquele momento, a administração municipal ficou isolada do governo do Estado.

Mesmo sem festa de aniversário e com saudade de uma cervejinha, que não pode beber por causa dos remédios que precisa tomar para controlar os problemas de saúde, Bano se mostrou muito satisfeito por ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições do ano passado. “Eu votei em Lula e votava de novo”, disse o longevo sapateiro com satisfação de quem não entendia porque os brasileiros caíram “no conto do vigário”, ao eleger Jair Bolsonaro para presidente da república.

Trabalhador por excelência, Bano faz questão de lembrar o seu relacionamento com velhos amigos e profissionais que trabalharam com ele nos bons tempos da Salgueiro que produzia calçados, couro, bolacha, beneficiava óleo e sabão vegetais no Cortume Nossa Senhora de Fátima e na empresa do coronel Veremundo Soares.

Por Machado Freire – Leia reportagem completa na Folha do Sertão

3 comentários sobre “Sapateiro Bano comemora 93 anos lembrando fatos importantes ocorridos em Salgueiro

  1. DURVAL DE SA LEAL FILHO

    otimo homem,trabalhador de oficio, em que hoje nao existem mais tal serviço,conheci toda vez que passava na avenida Agamenon Magalhaes.SEMPRE FOI MUITO SIMPATICO COM OS CLIENTES.

  2. Adilson concerva

    BANO GRANDE AMIGO DO MEU PAI ADERBAL CONSERVA TODOS DOIS GOSTAVA DE PESCAR E SEMPRE FORAM AMIGOS TÁ COM MUITO TEMPO QUE NÃO FAÇO UMA VISITA A BANO SEMPRE QUE ENCONTRO SEU FILHO NANAM AQUI EM PETROLINA PERGUNTO PELA SAÚDE DELE É UM GRANDE HOMEM QUE TEVE O PRAZER DE TER COMO FILHO DESTA TERRA ABENÇOADA

  3. Arimá

    Lembro muito bem de Bano. Gente boa. Consertou muitos calçados meus, forrou cintos. Trabalhava muito bem!
    Bano, parabéns! Deus lhe conceda saúde e paz!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *