Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Salgueiro pode se tornar o município com menos vereador no Sertão

A Câmara de Vereadores de Salgueiro pode se tornar a casa legislativa de todo o Sertão pernambucano com menos representantes para fiscalizar o Poder Executivo. Enquanto municípios de menor porte, como Parnamirim, São José do Belmonte, Carnaíba e Tabira aprovam aumento do número de vereadores para no mínimo 11 vagas, alguns parlamentares de Salgueiro preferem que a casa continue com apenas 10 representantes do povo.

Na última quinta-feira (22) uma emenda à Lei Orgânica do Município que previa um número de 15 vereadores nas eleições de 2012, foi reprovada na Câmara Municipal de Salgueiro com votos contrários de quatro vereadores da base aliada do atual prefeito.

Embora não agrade algumas pessoas, principalmente àquelas ligadas ao Poder Executivo, a elevação do número de representatividades na Casa Epitácio Alencar está legalmente respaldada na Emenda Constitucional n° 58, que prevê em seu Art. 1° o direto até 15 vereadores para municípios com população entre 50 mil e 80 mil habitantes. Conhecedores da lei, os vereadores Márcio Nemédio, Antônio Pires, Alvinho Patriota, Eugênio Bezerra e Paulo Afonso votaram a favor da emenda.

Por outro lado, Ednaldo Barros, Raimunda Barros, Fátima Carvalho e Severino Cavalcanti decidiram votar contra o intento, alegando que o aumento do número de vereadores acarretaria em mais gastos para a câmara. Os vereadores que votaram pelo aumento das vagas garantem que os gastos com os servidores continuariam os mesmos, até porque nos últimos anos os presidentes da Casa Epitácio Alencar devolveram altas quantias de dinheiro para a prefeitura, que sobraram das despesas da câmara.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

3 comentários sobre “Salgueiro pode se tornar o município com menos vereador no Sertão

  1. maria

    513 DEPUTADOS PARA NAO FAZER NADA. 11 VEREADORES E O SUFICIENTE TAMBEM PRA NAO FAZER NADA. CHEGA DE CORRUPCAO E DE HIPOCRISIA NAO E POVO QUE VCS PENSA E SIM NO PROPRIO BOLSO. NAO PRECISAMOS DE POLITICO E SIM DE BONS TRABALHO. PARABENS PARA OS QUE VOTARAM CONTRA A ESSA DEMAGOGIA POLITIQUEIRA.

  2. arnaldo luciano de alencar

    Já que estes vereadores querem ver a Camara de vereadores com os numeros reduzidos,vamos fazer uma campanha para que quem votou NELES aleição passada,não votar NELES nesta eleição de ano que vem,pois assim irá fazer a vontade dos nobres edis.

  3. elaine medeiros

    A preocupaçào de nossos ilustres edis, com as despesas da casa Epitacio Alencar chega a ser comica.Talvez fosse mais honesto assumir que com menos vereadores, a casa será mais manipulavel as vontades do Sr Prefeito, uma vez que o atual gestor acredita que voltará ao governo nas proximas eleições.Sei que com o poder as mãos, o sr prefeito tem muitas chances de voltar, principalmente com as facilidades do voto facil.Todavia,a oposição unida em torno de um só nome, sem divisões,sem polemizar,o governo mudará de nome.Na camara,escandalos vieram a tona, o partidarismo,o fisiologismo,a cumplicidade não permitem que cortem a propria carne em nome da transparencia.A cidade inteira sabe do que se passa nos gabinetes refrigerados,nos corredore e nada pode fazer momentaneamente,exceto a espera do voto.Não há clareza,falta a coragem de ser autentico como nos discursos inflamados dos comicios,nas falsas promessas de ser verdadeiro, pela luta incansavel pelo povo.Iluda-se aquele que não pensa,iluda-se com um aceno em plena campanha,iluda-se com a simpatia forçada,iluda-se com promessas de ser verdadeiro.Parabéns aqueles que votaram pela constituição.Lamentavel a subserviencia e as “preocupações”com os gastos da Casa Epitacio Alencar.Nem sempre tão cristalina como deveria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *