Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto que celebra a cultura e religião afro-brasileiras passa por Salgueiro no início de 2024

No início de 2024, o projeto Mãe das Águas – do Agreste ao Sertão, que celebra a cultura e religiosidade afro-brasileiras, passará por três cidades do interior pernambucano. A iniciativa do grupo de raízes africanas Oba Ayiê, de Arcoverde, chega a Salgueiro nos dias 12 e 13 de janeiro, com a oficina “Do Toque ao Passo” no primeiro dia e o espetáculo “Rainha das Águas, Mãe do Mar” no segundo. As duas atividades serão realizadas na Casa da Cultura, a partir das 19h30.

De acordo com o diretor artístico do projeto, Walderlan Baltazar, a ideia de montagem do espetáculo surgiu a partir de um episódio de racismo sofrido por uma das dançarinas do grupo na escola em que estuda, devido ao cabelo crespo, mas a principal motivação foi a intolerância religiosa que os afro-brasileiros sofrem diariamente. “Eu sempre quis montar um espetáculo contando a história dos orixás, para mostrar o quanto é linda a religiosidade de matrizes africanas nas casas de axé, ao contrário do que o povo pensa. É transformador, os olhos brilham, e eu queria mostrar isso ao público”, explica.

O projeto Mãe das Águas – do Agreste ao Sertão tem incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco. No segundo semestre de 2023 a ação passou pelas cidades de Caruaru, Araripina e Pesqueira e em janeiro de 2024 chega a Salgueiro, Serra Talhada e Belo Jardim.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *