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Projeto do IFPE que trabalha com estudantes neuroatípicos conquista 1º lugar do Prêmio IEL de Talentos

O IFPE Recife conquistou, mais uma vez, o primeiro lugar, na categoria Educação Inovadora – Ensino Técnico, do Prêmio IEL de Talentos, edição 2024, com o Projeto “Neurodiversidade no Chão da Fábrica”. Agora, a equipe da Diretoria de Políticas Institucionais e Extensão do campus, através do trabalho coordenado do Núcleo de Apoio a Pessoas com Deficiência (NAPNE) e Divisão de Extensão (DIEX), vai representar Pernambuco na final nacional do prêmio, que acontecerá no dia 06 de novembro, em Fortaleza (CE). Importante destacar: essa é a terceira final consecutiva do campus e sua equipe na premiação, tendo obtido o 1º lugar em 2022; 3º em 2023 e agora , novamente, a 1ª posição.

O Prêmio IEL de Talentos é uma iniciativa que visa destacar, em nível nacional, as melhores práticas de estágio e projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional de jovens talentos. “A conquista desse prêmio representa a coroação do trabalho inovador e integrado que a nossa Diretoria de Políticas Institucional e Extensão (DPI) vem desenvolvendo”, ressalta o professor Hilson Vilar, diretor da DPI. “Vamos em busca do bicampeonato nacional, pois já conquistamos esse prêmio em 2022, com o Projeto “NAPNE vai às empresas”, finaliza, entusiasmado.

O projeto “Neurodiversidade no chão da fábrica” tem o objetivo de facilitar o ingresso, no mundo do trabalho, por meio do estágio, de estudantes neuroatípicos, diagnosticados dentro do espectro autista (TEA), com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down, entre outros. Para tanto, o NAPNE e a Divisão de Extensão trabalham em conjunto, prestando acompanhamento individualizado do/a estudante, desde os primeiros períodos, até à prospecção de vagas de estágio que mais se enquadrem no seu perfil.

A participação de empresas parceiras também é fundamental, como é o caso da Lógica Ambiental, onde o concluinte do curso de Eletrônica Matheus Rodrigues está estagiando. Atualmente, o projeto atende a 25 estudantes neuroatípicos regularmente matriculados no IFPE Recife.

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