A Univasf tem um grande projeto arquitetônico e urbanístico para Salgueiro, que inclusive foi premiado. O campus definitivo, que começou a sair do papel esta semana, vai transformar a antiga estação, atualmente repleta de esgotos estourados e lama. O projeto prevê, por exemplo, que a unidade terá um anfiteatro aberto, praça e uma pista de caminhada circundando todo o prédio para ser usada por qualquer pessoa. Também será construída uma quadra poliesportiva coberta.
No início desta semana começaram os preparativos para a construção do campus que vai urbanizar a antiga estação. Pode ser o fim da celeuma envolvendo a doação do terreno, que foi renovada pelo atual prefeito após pouco mais de um ano de resistência. Placas instaladas no local da obra indicam que os primeiros serviços serão o cercamento e urbanização do terreno, retrofit do armazém e da estação ferroviária e instalação de gradil metálico. Esses trabalhos devem ser concluídos até novembro deste ano, com um investimento de R$ 4,6 milhões.
Projeto premiado
Elaborado pelos arquitetos e urbanistas Fernando Augusto Kursancew e Sérgio Motta, servidores da Univasf, o projeto arquitetônico do campus definitivo da universidade em Salgueiro ficou em 1° lugar em concurso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), edição 2022. Venceu na categoria “Patrimônio”, modalidade profissional.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Como eu gostaria que meu avô Prof. Baldoino Gomes de Sá ( falecido em 1979 em Salgueiro), estivesse vivo, para ver isto !