Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Profissionalização, capacitação e educação, se associam

O desenvolvimento econômico e social de qualquer país, passa pela formação e capacitação de profissionais para o desenvolvimento de soluções inovadoras. No Brasil as estatísticas ainda mostram que a desigualdade mantém-se como um estigma, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.

O crescimento da economia brasileira e a demanda por bons profissionais estão em alta, há empregos disponíveis, mas o que as empresas buscam são trabalhadores capacitados, porém, este é um grande desafio em todos os setores.

Os empregadores brasileiros da construção civil, indústrias, serviços em geral, e tantos outros empreendedores, reclamam, com muita razão, da falta de pessoal capacitado e qualificado para o mercado de trabalho.

A falta de mão de obra qualificada não é apenas de profissionais de nível médio como: mecânico, soldador, pedreiro e tantos outros. Hoje é mais de engenheiro, pesquisador, cientista, médico e doutores em geral, além de outros de graus superiores.

A expansão do ensino superior e da educação profissional e tecnológica no país, ocorrida nos últimos cinco anos, é importantíssima, mas, isso só acontecerá com qualidade, se a educação básica for efetivamente melhorada, o que implica a valorização do magistério, o aumento dos recursos para esse nível educacional e, a profissionalização da gestão escolar ligados na construção de um Sistema Nacional de Educação.

Observando esse atraso de décadas nessa área, é que o ex-presidente Lula lançou o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional que prevê a criação, até 2014, de mais quatro Universidades Federais, com 47 Campus Universitários e 208 Unidades de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que oferecerão mais 850 mil vagas nesses estabelecimentos.

O Estado de Pernambuco será contemplado com um Campus da Universidade Federal Rural, em Garanhuns e mais nove IFs – Institutos Federais, inclusive dois na região sertaneja, sendo um em Santa Maria da Boa Vista e outro em Serra Talhada. Essas escolas atenderão, também, aos desafios globais de qualificação técnica e profissional que o Brasil tanto precisa.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, AdvogadoAdministrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Um comentário sobre “Profissionalização, capacitação e educação, se associam

  1. EDVANDA

    Exmo. Sr Deputado,foi bom V.Exa. falar na falta de profissionais qualificados em nosso país, estudo no IF de Salgueiro/PE,e os alunos do CURSO DE AGROPECUÁRIA, do qual faço parte, tem muito o que reclamar,pois em 2012,estaremos concluindo o curso técnico, não temos água com destinação para irrigação (um açude, uma barragem), não temos a Fazenda no Campus, existe uma placa na BR , que se refere apenas a obra da cerca, não temos laboratórios funcionando para pesquisas em nossa área,recentemente o IF recebeu um ônibus usado,que parece está precisando passar por um serviço de manutenção, o laboratório para industrialização de alimentos também não tem equipamentos funcionando, resumindo a carência é grande. E nós, alunos,temos consciência que vamos concluir o CURSO TÉCNICO, sem uma boa qualificação ,tem pessoas que nos chamam de cobaias. Imagine se faltam profissionais, e os que estão para concluir encontram-se nesta situação. Apesar de haver um grande empenho do Diretor para fazer o máximo,e dos professores, para levar os alunos para visitas em propriedades particulares, mas como já disse, são apenas visitas, isto é, quando é possível, porque há dificuldades. Como eu mesma já falei na sala de aula, um Instituto inaugurado com uma solenidade tão bonita e divulgada, e até hoje continua nessa situação.Se eu estiver errada que V. Exa. me esclareça onde estou errando, mas o meu ponto de vista é o seguinte, – O Governo Federal está esquecendo da qualidade do ENSINO PÚBLICO NO BRASIL, e está preocupado em divulgar apenas quantidades de alunos matriculados e freqüentando aulas, prédios onde funcionam escolas, MAS QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO ESTÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR.
    Atenciosamente
    MARIA EDVANDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *