A Prefeitura de Serra Talhada divulgou nessa sexta-feira (04) uma nota, explicando porque é necessário o aumento das alíquotas para a Previdência do Município (IPPST), no caso dos servidores de 11 para 13,5% e o patronal de 12,71 para 22%. Segundo a prefeitura, o projeto busca somente salvaguardar o instituto e prova a responsabilidade e seriedade do prefeito para com a administração pública.
Confira a nota na íntegra:
O Governo de Serra Talhada, mais uma vez vem esclarecer que o seu projeto de aumento das alíquotas para contribuição à Previdência do Município (IPPST), no caso dos servidores de 11 para 13,5% e o patronal de 12,71 para 22%, busca tão somente salvaguardar o Instituto, é a prova maior da responsabilidade e seriedade do prefeito Luciano Duque para com a administração pública.
Desde o início de todo este processo, o prefeito Luciano Duque sempre esteve aberto ao diálogo, levando a questão para análise dos vereadores e dando conhecimento à sociedade das suas intenções. Em momento algum o governo de Serra Talhada deixou de prestar esclarecimentos, quando foi solicitado, ou escondeu números e fatos.
Para o prefeito do município é preciso maturidade para se debruçar sobre questões que envolvem toda a comunidade. Seria irresponsável se apropriar do discurso fácil e procurar não enxergar a gravidade que envolve a situação financeira do IPPST, e foi trilhando por este caminho que o prefeito Luciano Duque, preocupado com a situação dos servidores aposentados e inativos, buscando não prejudicá-los, já que estes já deram sua contribuição na construção e desenvolvimento do município, vem buscando através do aumento das alíquotas, não apenas salvar um patrimônio que é do servidor, mas, sobretudo garantir a manutenção da aposentadoria daqueles que já serviram a sua gente.
A postura do atual governo se pauta por defender os interesses do povo de Serra Talhada, e a manutenção do IPPST faz parte desses interesses, mas não é justo que apenas o povo pague, como já está fazendo com o aumento da contribuição patronal, é necessário que o aumento de 2,5% na taxa de recolhimento ao Instituto pelos servidores seja vista como um investimento do servidor para o seu futuro, pois será usada na sua futura aposentadoria e para manutenção de um instrumento que pertence sua classe, no caso o IPPST, e não como uma taxação, como querem fazer parecer.
O governo, dando demonstração de sua boa vontade, do seu desprendimento e de sua seriedade, aumentou sua contribuição para o Instituto em 9,29%, então, nada mais justo do que os donos deste Instituto, no caso os servidores, façam sua parte.
A visão do governo para com o Instituto de Previdência é o de uma grande família, e assim, com esta visão, acredita que familiares se ajudam mutuamente, socorrendo uns aos outros quando necessário. O aumento proposto para os servidores funciona assim já que irá atender as necessidades dos atuais aposentados e num futuro próximo aos próprios contribuintes de hoje.
O prefeito Luciano Duque lamenta também as tentativas de quererem desqualificar o seu governo e os seus aliados, e informa que se até agora não existe líder na bancada governista na Câmara dos Vereadores é porque ainda não procurou nenhum de seus aliados para exercer tal função, o que estará fazendo em breve.
Por último, o governo de Serra Talhada comunica que enxerga as paralisações dos servidores municipais como injustificadas, infudamentadas e ilegais, e espera que os mesmos revejam suas posições e procurem entender as reais causas do projeto governista, de forma democrática e com sensatez. (Da assessoria de comunicação)