Centenas de moradores de Exu participaram na manhã dessa terça-feira (15) de um protesto que durou mais de cinco horas na Rodovia Asa Branca, BR-122, alegando defesa da identidade cultural da cidade, que é conhecida mundialmente como a terra de Luiz Gonzaga. O protesto foi convocado na segunda-feira (14), via redes sociais, pelo Movimento Pró Gonzagão (MPG), para reivindicar mudanças nas frases principais do pórtico que está sendo construído na cidade.
Segundo planejado pela prefeitura, a frase principal avistada por quem entra em Exu será “BEM VINDO A EXU, TERRA DO BOM JESUS”, enquanto quem sai avistará “VOLTE SEMPRE, TERRA DO BOM JESUS”. O MPG, população e entidades, pedem que as frases sejam modificadas para “BEM VINDO A EXU, TERRA DE LUIZ GONZAGA” e “VOLTE SEMPRE, TERRA DO REI DO BAIÃO”.
A manifestação, que foi pacífica todo o tempo, fechou a rodovia nos dois sentidos, com barricadas de pneus queimados, carros parados na pista, além dos próprios manifestantes. A passagem era liberada apenas para ambulâncias e veículos de urgência. Os protestantes cobravam a presença de alguém do poder público e alguma atitude por parte dos vereadores. Depois de muita insistência através da imprensa, apareceram quatro parlamentares no local para apoiar o movimento.
Por volta do meio-dia os manifestantes resolveram encerrar o protesto, dando 24 horas para o Poder Público Municipal se manifestar sobre as mudanças exigidas. Diversos membros da Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil estiveram presentes no protesto, como Joguinha Gonzaga, Flávio Leandro e Jaiminho de Exu.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Leigo Católico
Não sou contra, mais não coloque os bois na frete do caminhão, ou seja Bom Jesus veio primeiro que o Luiz Gonzaga, onde esta a fé deste povo a ex. do Flavio Leandro q sempre anda com um terço na mão.
Esta cidade de Exú não tem padre ou bispo q se manifeste perante os católicos.
Gente não devemos cita-lo o nome de Deus em vão