Medicamentos dentro do prazo de validade estavam entre 2.500 caixas que seriam descartadas pela Secretaria de Saúde de Salgueiro e foram apreendidas pela Polícia Federal na semana passada. A informação foi divulgada pela Folha de Pernambuco nesta quinta-feira, 23, com base em dados da PF.
De acordo com a polícia, durante a apreensão foram encontrados vários medicamentos de fato vencidos, mas os agentes também descobriram caixas de remédios com a validade para março deste ano e até para 2024. Insumos que poderiam ser distribuídos à população.
A PF classificou o caso como ‘má gestão dos recursos públicos’ e instaurou um inquérito. Caso seja comprovado o crime de mau uso de verba pública, os responsáveis serão penalizados. Os crimes investigados são inserção de dados falsos em sistema de informações, com objetivo de obter vantagem indevida (peculato eletrônico), e fraude em licitação, pelo fornecimento inservível para consumo ou fora do prazo de validade. As penas previstas variam de 2 a 20 anos de reclusão.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Não surpreendentemente a gente acessa o perfil no Instagram(local de lotação de muitos) na postagem da tal nota de esclarecimento(leia-se de ludibriação) e lá estão vários e vários comentários de indignação da milícia digital comissionada. Uns dizendo que a verdade prevalecerá. Sem dúvida! Em pouquíssimo tempo a PF descobriu essa sujeira jogada para debaixo do tapete. Sujeira que não deu tempo de LIMPAR A CENA dessa vez. Outros envolvidos diretamente no escândalo e ainda tentando vender o peixe da competência. A verdade é nua e crua. Não é por engajamento dessa milícia que se consegue mudar a percepção da população. No máximo consegue-se convencer a própria claque ou os indiretos beneficiados da folha.
Que seja feita justiça, a falta de medicamentos vem atrapalhando o tratamento das pessoas mais carentes e que precisa de sua medicação pra manter uma vida saudável e longa.