Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pesquisador do IFSertãoPE de Floresta desenvolve metodologia para diagnóstico precoce do Alzheimer através de células bucais

Contribuindo para os estudos sobre a doença de Alzheimer, que acomete principalmente idosos, o professor e pesquisador do Campus Floresta do IFSertãoPE, Marfran Claudino Domingos, desenvolveu uma metodologia que pode diagnosticar a enfermidade através de células bucais. O método utiliza o potencial da espectroscopia infravermelha, com base no fato de que a maioria das moléculas absorvem luz na região infravermelha do espectro eletromagnético. Isso possibilita a investigação de uma amostra e identificação de um composto.

“Combinada com algoritmos de aprendizagem automática, a análise obteve uma sensibilidade de 76% e uma especificidade de 100%, indicando, assim, alta precisão na detecção da doença. Essas descobertas destacam a viabilidade da análise espectroscópica de células bucais como uma alternativa não invasiva e econômica para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, com potencial impacto na progressão da doença através de intervenções oportunas”, detalha o pesquisador.

Desenvolvido em parceria com pesquisadores do Reino Unido e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o estudo foi transformado em artigo, com o título “O uso da espectroscopia ATR-FTIR para o diagnóstico da doença de Alzheimer utilizando células orais bucais”. O texto foi publicado pela prestigiada revista científica Applied Spectroscopy Reviews. Leia neste link.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *