Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Oito PMs afastados por abuso de presos

 

 

O comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) afastou do serviço de rua os oito policiais da Radiopatrulha identificados como participantes da sessão de tortura, preconceito e humilhação gravada na Delegacia de Repressão ao Roubo e ao Furto de Veículos, no Sancho, Zona Oeste do Recife. A informação foi confirmada, na manhã dessa segunda-feira (7), pela assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social (SDS). Mesmo com o processo na Corregedoria-Geral da SDS ainda em andamento, a cúpula da PM considerou o caso bastante grave e, por isso, decidiu afastá-los antes da conclusão. A denúncia, publicada no Jornal do Commercio na semana passada, chocou a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e vai ser encaminhada, esta semana, à ONU. As imagens, postadas na internet em julho do ano passado, mostram policiais obrigando dois presos, chamados de macaco, a se beijarem na boca.

Na tarde de ontem, o comandante da Radiopatrulha, tenente-coronel Walter Lima, informou que todos os policiais vão ser ouvidos na sede do batalhão na próxima quinta-feira. “Além das investigações da corregedoria e da Polícia Civil, instauramos um procedimento de sindicância aqui na Radiopatrulha. Na quarta, vamos tomar o depoimento dos dois presos.”

A SDS está fazendo o levantamento de todos os policiais civis que estavam de plantão na especializada no dia 7 de dezembro de 2007, data em que o vídeo foi gravado. “Ainda não temos a informação de quantos policiais civis participaram. Eles vão ser ouvidos na sexta-feira.”

Na tarde de ontem, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) comunicou que o promotor de Justiça José Roberto da Silva foi designado especialmente para acompanhar as investigações da SDS. O nome dele foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial.

Fonte: Jornal do Commercio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *