Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Nunes e Boulos superam Marçal em eleição acirrada e vão disputar 2º turno em SP

Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) vão disputar o segundo turno para a Prefeitura de São Paulo.

A projeção feita pelo Datafolha às 19h35 com base na votação computada até então foi confirmada por volta das 21h10 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Com 100% das urnas apuradas, Nunes teve 29,48%, Boulos, 29,07%, Pablo Marçal (PRTB), 28,14%, Tabata Amaral (PSB), 9,91%, Datena (PSDB), 1,84%, e Marina Helena (Novo), 1,38%.

A última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (5), véspera do primeiro turno, traz a simulação de segundo turno em que Nunes pontua 52% ante 37% de Boulos. Uma parcela de 10% optaria pelo voto branco ou nulo e 1% disse não saber como votaria.

A corrida chegou à reta final indefinida, com as pesquisas mostrando um empate triplo com Marçal, que foi recebido com entusiasmo entre os eleitores de direita e, depois de factoides e ofensas pessoais contra os rivais ao longo da campanha, divulgou um laudo falso contra Boulos na última sexta-feira (4) para associá-lo ao consumo de drogas.

O enfrentamento entre o candidato de Jair Bolsonaro (PL) e o de Lula (PT) no segundo turno confirma a previsão inicial das campanhas, que foi colocada à prova diante do fenômeno Marçal e das reviravoltas em uma disputa marcada pela agressividade verbal e até física, com uma cadeirada e um soco em debates tensos.

A presença dos dois padrinhos, no entanto, foi menos ostensiva do que se pretendia, o que acabou por esvaziar, ao menos no primeiro turno e também graças ao terceiro oponente do PRTB, o caráter nacional da eleição na capital paulista —antes pintada como um terceiro turno da polarização entre lulistas e bolsonaristas vista em 2022.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *