Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

‘Muro já’: separatistas aplaudem falas de Zema sobre frente Sul-Sudeste

A criação de uma frente política em defesa do “protagonismo” de Estados do Sul e do Sudeste, recém-anunciada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem sido defendida por grupos que pregam uma separação definitiva entre Sul e Norte do Brasil.

Em entrevista do jornal O Estado de S. Paulo no domingo (06/08), o governador mineiro anunciou o novo Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) e comparou o país a um produtor rural que dá “tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito”.

As primeiras seriam Estados do Norte e Nordeste, enquanto as últimas seriam Estados do Sul e Sudeste.

As falas, que tiveram forte reação em Brasilia, também rendem debate intenso nas redes sociais.

Pelo Twitter, um mapa do Brasil com as palavras “muro já” separando Estados ao Sul e ao Norte junto à frase “força Zema, apoiamos você” foi curtido e compartilhado quase 10 mil vezes.

“Já passou da hora de pensarmos na possibilidade de independência dos Estados do Sul e Sudeste. Chega de pagar a conta de Estados que não querem nada a não ser sugar até a última gota de sangue de quem trabalha e produz”, reagiu o perfil de um grupo separatista paulista no Facebook, junto a um link para a entrevista do governador de Minas Gerais.

A Constituição brasileira não permite a independência de Estados da Federação.
Questionado pela reportagem sobre o apoio de movimentos separatistas às falas do Zema, o governo de Minas Gerais encaminhou link para um tuite em que o governador afirma que “a união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões”.

Fonte: BBC

5 comentários sobre “‘Muro já’: separatistas aplaudem falas de Zema sobre frente Sul-Sudeste

  1. Airton

    Essa galera que apoia isso sera que nunca estudou não pra saber o peso que o norte e Amazônia tem não so pro brasil mais pro mundo tudo,enquanto os outros países querem a Amazônia e o norte,o pessoas que ja tem e viver no msm país que se desfazer como se ela fosse um peso faz ate graça esse povo irracional

  2. Izilda Antonia de Sá

    Em 2023 ouvir essa declaração do Governador de Minas Gerais, é duvidar da sanidade moral/ política dessa pessoa. Basta de homens públicos que pregam a desigualdade, o Brasil é maior que estes!

    1. M. Carvalho

      Concordo com senhora. Esse homem merece ser cassado o mandato dele. Agora se ver bem eles iam perder tanto com essa separação e ainda a Amazônia do nosso lado kkk São sem noção esses caras da direita.

      1. Airton

        São irracionais isso sim todos os países e o mundo de olho na Amazônia,e os caras do sul achando que e um peso e querendo se desfazer como se ela não fosse nada além de um peso kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *