Uma mulher ficou gravemente ferida depois que um botijão de gás explodiu na casa onde mora, no bairro do Coqueiral, na Zona Oeste do Recife. Iara Alves Cavalcanti, de 50 anos, está internada no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Centro da cidade. Segundo a unidade, ela teve quase 100% do corpo queimado e o estado de saúde é grave.
O acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (1º), por volta da 1h, na Rua Professor Rutilho. Após a explosão, o imóvel, localizado no primeiro andar de uma casa, pegou fogo.
Ao g1, a filha da vítima, Ana Clécia Ferreira, disse que a mãe tinha se levantado para ir ao banheiro, mas, para chegar lá, precisava passar pela cozinha. Quando ela ligou a luz do cômodo, o botijão explodiu.
“Atingiu o rosto dela, o braço… Ela pulou pela janela que tem numa área atrás e caiu no Rio Tejipió. Ela quebrou a clavícula. […] Ela se jogou porque senão ia morrer queimada, o fogo se espalhou muito rápido”, contou Ana Clécia.
Além de Iara, a filha mais nova dela, de 15 anos, estava no apartamento, dormindo na sala. Ao ouvir a explosão, o vizinho do imóvel da frente arrombou o cadeado e conseguiu tirar a adolescente do local. Ana Clécia disse ainda que, após cair no rio, Iara se levantou e subiu até o quintal de uma vizinha.
“A vizinha escutou ela gritando, porque ela cortou o pé. Aí nisso a vizinha a enrolou numa toalha. E meu irmão, meu cunhado, meu outro irmão e meu vizinho conseguiram colocar ela dentro de um carro”, informou a filha da vítima.
Iara foi levada para o Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, onde foi sedada após os primeiros socorros. De lá, a paciente foi transferida para o Hospital da Restauração, apresentando queimaduras de segundo e terceiro graus por todo o corpo.
“O rosto dela não dá para reconhecer. Queimou todo o corpo dela. Não tem sobrancelha, não tem cabelo, cílios do olho. […] Ela saiu [do apartamento] consciente, mas, como ela tem problema de asma muito forte, chegou lá [no hospital] com a respiração bem fraquinha. Aí entubaram”, afirmou Ana Clécia.
Fonte: G1