Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPPE recomenda que São José do Belmonte e outras cidades do Sertão regularizem oferta de exames do pré-natal

Medidas visando à regularização da oferta de exames pré-natais devem ser implementadas pelas prefeituras de São José do Belmonte, Sertânia, Tabira, Tacaratu, Santa Terezinha, Inajá, Manari, Ibimirim e Quixaba. Recomendações nesse sentido foram encaminhadas aos governos municipais pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A medida faz parte do “Projeto Saúde no Pré-Natal”, desenvolvido pelo Grupo de Atuação Conjunta Especializada (GACE) do MPPE, com objetivo de otimizar a atenção materno-infantil no âmbito municipal.

De acordo com o Ministério Público, as recomendações objetivam garantir a oferta à saúde durante o período de gestação, assegurando o integral cuidado pré-natal, que impacta diretamente nos índices de mortalidade materno-infantil. Relatório feito pela equipe multidisciplinar do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde) do MPPE apontou que os municípios citados nesta matéria não realizam, de forma integral, os exames de rotina previstos no pré-natal. Todos receberam prazo de 10 dias para responder se acatam ou não as orientações do MPPE.

Em São José do Belmonte, Sertânia e Inajá, o órgão também recomendou a contratação imediata de profissional obstetra, bem como especificação, dentro da pactuação da Rede Cegonha, da unidade de referência para garantir o atendimento a gestantes de alto risco e o fluxo estabelecido para facilitar o acesso das gestantes a esse profissional.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *