Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPPE recomenda que Prefeitura de Dormentes rescinda contratos temporários e realize concurso público

A Prefeitura de Dormentes, no Sertão do São Francisco, recebeu recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para rescindir todos os contratos temporários de pessoal, não efetivar novas contratações e providenciar a abertura de um concurso público. O objetivo é regularizar o quadro funcional do município, considerando o princípio constitucional do concurso como meio de provimento dos cargos públicos.

Na recomendação, a promotora de Justiça Clarissa Dantas Bastos salienta a importância da realização de concurso público. “O princípio da eficiência possui como desdobramento natural o dever da Administração Pública de contratar funcionários mediante concurso público para atender satisfatoriamente às necessidades dos administrados, colocando à disposição do serviço público profissionais gabaritados”.

Clarissa identificou desproporcionalidade na quantidade de contratados de forma temporária em relação aos servidores efetivos. Segundo levantamento feito por ela, em junho a prefeitura mantinha 116 contratados, infringindo o modelo de gestão administrativa preconizado pela Constituição Federal, que requer composição de quadro permanente através de concurso ou de provas de títulos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *