Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPPE recomenda inclusão de condutas vedadas no edital do processo de escolha dos conselheiros tutelares de Petrolina

Uma recomendação foi emitida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ao presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolina, orientando a inclusão no edital da eleição do Conselho Tutelar do município de condutas vedadas durante a campanha e no dia do pleito para o órgão. Elaborada pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, a recomendação objetiva aprimorar a transparência e lisura no processo de escolha dos conselheiros.

Considerando mudanças na legislação feitas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o MPPE recomendou a inserção no edital de proibições como o uso da imagem de líderes religiosos, políticos e outros agentes públicos em benefício dos candidatos; e uso de recursos públicos em proveito da campanha. Ademais, a recomendação prevê regras específicas para a campanha, combatendo abusos de poder econômico, político, religioso e dos meios de comunicação.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem prazo de 10 dias para responder sobre as providências adotadas a partir da recomendação. O descumprimento das medidas propostas pode acarretar na declaração de inidoneidade dos candidatos, com a perda da candidatura ou impugnação do mandato, caso seja eleito.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *