Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPPE pede anulação do concurso da PM

fraudeMais uma reviravolta no concurso da Polícia Militar. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) encaminhou, ontem, à Justiça pedido de anulação da prova de conhecimentos, realizada em 22 de novembro do ano passado, e das etapas seguintes do processo. O promotor Eduardo Cajueiro, que assumiu o caso em dezembro, comprovou a existência de um esquema de fraude e pediu, ainda, o aprofundamento das investigações da Polícia Civil para tentar identificar o mentor intelectual do esquema. Cajueiro ajuizou uma ação civil pública para suspender o concurso até o fim dessas investigações. O estado terá três dias para se pronunciar sobre a ação do MPPE assim que receber a notificação da Justiça.

Em dois meses, o promotor ouviu 28 candidatos e outras 16 pessoas que trabalharam na realização do concurso, entre fiscais e chefes de prédio. A investigação do MPPE começou após denúncias de irregularidades feitas pelos candidatos no dia da prova e depois de matérias veiculadas na imprensa. “Após ouvir candidatos e pessoal que trabalhou no concurso, constatei que foram registrados casos de pessoas com celular durante os testes no Recife, na Região Metropolitana e no Interior. Essa situação deveria ter sido fiscalizada e proibida”, disse o promotor.

De acordo com Cajueiro, somente a identificação do mentor intelectual da fraude pode garantir a localização de todos os envolvidos no esquema. “Uma fiscal ouvida, por exemplo, disse que mandou os candidatos desligarem os celulares, retirarem as baterias e colocarem o equipamento embaixo das bancas. Nessa situação, o candidato deveria ser retirado do concurso”, comentou.

Na opinião de Cajueiro, o esquema de fraude foi bem elaborado. “Foram registrados casos de celulares com mensagens contendo as respostas dos quesitos e ainda foi apreendido um equipamento de transmissão e recepção de sinais”, destacou. Segundo o promotor, houve uma quebra do princípio de vinculação ao edital. “Tudo leva a crer que não se trata de acerto de bar. É necessário identificar o mentor intelectual da fraude. Com essaomissão, seria impossível afirmar com exatidão que todos aqueles que seriam beneficiados pela fraude foram devidamente identificados e expurgados do certame”, destacou.

Pelo menos quatro aparelhos celulares receberam mensagens de texto com as respostas das provas, enviadas pelo mesmo número, na mesma data e em horários aproximados, apontaram as investigações da Polícia Civil. “O concurso público é a porta de entrada mais democrática e justa que existe para o serviço público. Tal fato, por si só, é mais do que suficiente para ensejar a anulação da prova objetiva, por macular a moralidade do processo seletivo como um todo”, explicou o promotor. Caso a determinação do MPPE seja aceita pela Justiça, todos os candidatos – exceto os que foram eliminados – poderão fazer provas novamente.

Fonte: Diário de Pernambuco

8 comentários sobre “MPPE pede anulação do concurso da PM

  1. JOSE

    QUERIA MUITO QUE ESTE CONCURSO FOSE ANULA POIS ME DEDIQUEI MUITO PARA ESTE CONCURSO MAIS SEI QUE ISO NAÕ VAI SER CONCRETIZADO MAIS MESMO ASIM PARABENISO O SENHO PROMOTO POIS LUTO COM VARIOS PERNAMBUCANO PARA QUE ISO ACONTECESI PARABENS PROMOTO E BRIGADO POR TUDO QUE O SENHO FEIS PELAS PESSOAS QUE ESTUDARAÕ VERDADEIRA MENTE

  2. fabiano

    parabéns sr promotor me sinto hoje orgulhoso pois estava sem motivaçao para estudar pra concursos, vejo que a justiça esta sendo feita muitos estudantes se dediçao todo seu tempo se preparando para o concurso mas ainda existem pessoas que tentam fraudar o certame fico feliz em saber que existem pessoas como vc jorge cajueiro dedicado cuidando dos interesses publicos respeitando o cidadão… obrigado a justiça vai chegar…..

  3. Nikolai Hel

    Embora eu tenha passado na prova escrita e no TAF, o que me deixou insatisfeito foi a dubialidade do edital quanto ao exame médico.
    Por causa disso eu perdi a oportunidade de apresentar meus exames, pois pelo que eu sei, a convocação para exames médicos se dá com antecedência e depois de oficializarem o resultado da etapa anterior.
    Contudo, o que fizeram foi publicar o resultado do TAF e convocar no dia seguinte a apresentação dos exames. Nunca ouvi falar duma coisa dessas! Portanto, sou mais do que a favor da anulação desse concurso e a elaboração, não só duma nova prova, mas tb dum novo edital, mais organizado e preciso, pois nunca ouvi falar de trabalhar com calendário, estimando dias, mas com dias precisos pra realizar o que quer que seja.

  4. Bruno Rodrigues

    Não concordo com o cancelamento do concurso por terem ocorridos casos isolados de tentativas frustadas de fraudar o certame. Porém, é certo que muita gente que não teve a felicidade ou a competência de passar pelas etapas já realizadas do concurso, não tendo mais pra onde direcionar suas decepções e frustrações, ainda se agarra na ilusão de que a justiça poderá cancelar o concurso e lhes dar uma nova chance.
    Caros colegas, tenham bom senso e não exponham tanto assim suas frustrações.
    Sei que alguns de vocês passaram o ano inteiro estudando e treinando para conseguir aprovação, e é certo que nem todos que tentaram conseguiram, mas pra conseguir é preciso tentar. Agora se agarrar em falsas esperanças de um cancelamento do concurso, cá pra nós, parece mais é inveja.

  5. Ana

    Concordo plenamente de que o concurso deve ser anulado, pois, se o militar hoje trabalha em prol da justiça, não é justo nos prejudicarmos por conta de pessoas que não tem vergonha na cara, que não pegam num livro para estudar e que desde já mostram a grande probabilidade e facilidade de se transformarem em bandidos posteriormente e/ou até mesmo se vender por tão pouco. Se queremos ser militares devemos honrar este ofício até o fim… (Perdoem-me se “peguei pesado”).

  6. cleydson

    muito bem tem q ter competencia pra pode estar na policia nao e justo tanta gente boa fez o concurso e ficou de fora e tanta gente q nunca pegou num livro ta nao adianta querer falar q nao houve fraude toda cidade tem um monte q passaram por causa de 6 mil reais e nao vai prejudica niguem nao q quem passou realmente estudando passa denovo ou nao e vai prejudica quem comprou q de certa forma perdeu seu dinheiro quem passou 1 passa 10

  7. joelson

    esse concuso foi uma fraude,tem mais que cansela(na escola que fiz alem do calor ensuportavel, o barulho foi pior jogo de bola por tras do colegio, ao lado um bar onde asuada de som de carro muito palavrao nao tinha como ninguem se concentra a policia ate que tentou conter mais nao teve muito êxito foi orrivel.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *