Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Moradores da Rua 12 do Loteamento Olinda sofrem com falta de saneamento

‘Salgueiro vai ser um dos únicos municípios pernambucanos 100% saneados em pouco tempo’, pelo menos era isso o que estava pregando a administração municipal de Salgueiro há alguns meses. A fantasiosa boa-nova divulgada pelo poder público salgueirense nos quatro cantos da cidade torna-se a mais pura ficção, quando se conhece de perto a realidade da população. Na Rua 12 do Loteamento Olinda, o saneamento ainda não chegou. Os próprios moradores fizeram fossas para amenizar o drama de não poder contar com uma rede de esgotamento sanitário. Em algumas residências os dejetos correm a céu aberto, pois as fossas já não suportam receber os resíduos.

Segundo a cidadã Geane Marins, moradora da rua há vários anos, a maior parte do esgoto das residências da localidade está caindo em um terreno doado pela Rocha Construções para a Igreja Católica de Salgueiro. No local será construído em breve a casa do bispo da Diocese Salgueiro, que planeja transformar a Igreja do Santuário na futura catedral do município. Para Geane o Orçamento Participativo promovido pela prefeitura funciona como uma espécie de confronto entre ruas. “Esse Orçamento Participativo que fizeram aqui no bairro, parece mais uma disputa entre ruas”, reclama a moradora, expondo que a Rua 12 do Loteamento Olinda existe há cerca de 18 anos, mas nunca recebeu assistência da administração pública.

Residente na rua também há diversos anos, Joana D´arc disse para nossa reportagem que os moradores da localidade estiveram na reunião do Orçamento Participativo do bairro meses atrás, expuseram os problemas com a falta de saneamento, porém, a rua de um vereador acabou escolhida como prioridade para ser calçada. Além de não ser pavimentada e possuir um péssimo acesso, a Rua 12 do Loteamento Olinda não pode receber veículos, porque toda vez que sobem automóveis no local, acabam quebrando os canos de um esgoto improvisado pelos moradores.

A senhora Maria de Fátima no disse que a situação da rua é de total abandono. “Há nove que estou morando aqui nesta rua e desde quando eu cheguei aqui nunca teve saneamento”, disse. “Eu já estive na prefeitura pedindo para fazer o esgotamento, a fossa da minha residência, e não fizeram nada até o momento. Eu tive que pagar para uma pessoa fazer a fossa”, afirma Maria, completando que mora de aluguel, mas paga IPTU, taxa de esgoto e acha uma injustiça o que está acontecendo na rua. “A gente paga o IPTU para ter uma morada digna, mas infelizmente isso não está acontecendo aqui”, finaliza.

Por Chico Gomes

3 comentários sobre “Moradores da Rua 12 do Loteamento Olinda sofrem com falta de saneamento

  1. alencar

    GENTE,ISSO NÃO VEM ACONTECENDO SÓ NO SEU BAIRRO,MAS EM MUITOS OUTROS TAMBÉM.É IMPORTANTE O POVO DENUNCIAR AS SITUAÇÕES EM QUE VIVEM COM O MANDATO DESSE PREFEITO PARA QUE O BLOG DE ALVINHO POSSA MOSTRAR.POIS É DE MUITA HUMILHAÇÃO E DECEPÇÃO O QUE DR. MARCONDES ESTÁ FAZENDO SEU POVO PASSAR,SENDO QUE NÃO PARA POR AÍ…

  2. Ermeson

    Cade a rota do desenvolvimento? Pura vergonha, apenas faxada para o PREFEITO se dar bem! Salgueiro crescendo com muitas obras, ai os cidadãos se iludem pensando que é o Prefeito,Mudança já!

  3. Juliana Lima

    Com tanta gente embriagada nos finais de semana e em quase todas as noites de Salgueiro, tenho medo que isso possa acontecer em Salgueiro já que não há qualquer fiscalização nas ruas. Outro dia na Bomba testemunhei um “cidadão” nas mesmas condições do indivíduo do video abaixo. Liguei em vão para o 190 por mais de 20 minutos enquanto o “bêbado” estava parado sem condições de sair com o carro. Ninguém atendeu e acho que o “verme” não causou danos apesar da extrema embriaguês.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ma/motorista-atropela-mulher-e-depois-foge-no-maranhao/n1597206981341.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *