Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Pública orienta conselheiros tutelares de Petrolina sobre condutas vedadas no período de campanha eleitoral

Por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação aos conselheiros tutelares do município sobre várias condutas vedadas no período eleitoral. O documento tem como base a Lei das Eleições (Lei Federal n° 9.504/97) e resoluções do Conanda.

O MPPE orienta, entre as medidas, que os conselheiros não façam propaganda política na sede do Conselho Tutelar, não usem indevidamente as dependências do órgão para atividades político-partidárias e evitem a gravação de vídeos, áudios e fotografias com candidatos ou ex-candidatos no período eleitoral.

Também são proibidos anúncios ou discursos que os identifiquem como conselheiros tutelares durante passeatas, carreatas ou manifestações, no intuito de evitar a angariação de votos; bem como a prática de manifestações de apoio, autopromoção pessoal ou a candidato em redes sociais, desvirtuando a finalidade informativa e orientativa que os conselheiros devem adotar nas redes.

A promotora de Justiça Tanusia Santana da Silva, que emitiu a recomendação, adverte que o exercício imprudente da manifestação político-partidária por um membro do Conselho Tutelar, seja de forma presencial ou pela internet, pode implicar outras condutas passíveis de punição.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *