Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério da Integração Nacional afirma que prefeituras devem ajudar no abastecimento de água

Após recebermos inúmeros comentários de pessoas reclamando que não estão sendo atendidas nas últimas semanas pela Operação Carro-Pipa e de pipeiros protestando porque estão com seus veículos parados, sem trabalho, encaminhamos um comentário do cidadão Mário Lins para o Ministério da Integração Nacional pedindo esclarecimentos a respeito do caso. No comentário, Mário reclama que os carros-pipas estão sem utilidade e quando entra em contato com o Exército para saber se a operação vai ser realizada neste mês, recebe informação que não há previsão.

A Ouvidoria-Geral do Ministério da Integração Nacional enviou resposta para nossa redação nesta segunda-feira (19) informando que a Operação Carro-Pipa é um programa de socorro e assistência às pessoas atingidas por desastres naturais, realizado em mútua cooperação técnica e financeira pelo Ministério da Integração Nacional e Ministério da Defesa com a finalidade de distribuir água nos municípios da região seca do Nordeste e no norte de Minas Gerais. O programa é promovido em parceria com o Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTER-EB) sob a supervisão da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

Dando continuidade ao e-mail de resposta, o Ministério da Integração Nacional declara que os problemas da falta de água nos municípios semiáridos devem ser enfrentados, também, pelos estados e municípios, não apenas pelo Governo Federal. “Cabe aos estados e municípios que enfrentam problemas relacionados com a falta de água, sempre buscarem alternativas de abastecimento e distribuição de água para amenizar ou sanar o problema, é necessário que este trabalho seja feito em conjunto, todos devem assumir esses compromisso assim como as suas responsabilidades, as prefeituras não podem ficar de braços cruzados esperando ajuda externa. É preciso este apoio para o sucesso do projeto”, diz o e-mail.

Para finalizar, a Ouvidoria-Geral esclarece que os recursos destinados ao provimento da Operação Carro-Pipa no período de 15 de setembro a 31 de dezembro, só serão liberados depois que a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o setor orçamentário do Ministério da Integração Nacional (MI) terminarem análise do novo plano de trabalho do COTER-EB. “Finalizando a análise, a SEDEC enviará imediatamente todo o laudo técnico para parecer favorável ou não acerca da liberação do recurso por parte do setor financeiro do Ministério da Integração Nacional. Tais recursos só são repassados à Secretaria Nacional de Defesa Civil somente quando aprovado pelo setor orçamentário do MI”, conclui.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “Ministério da Integração Nacional afirma que prefeituras devem ajudar no abastecimento de água

  1. machado freire

    Ninguém pode negar que os oito anos de administração do pernambucano Luis Inácio Lula da Silva não pode ser comparado- NEM DE LONGE, aos governos da ditadura nem do “adesismos” e “desmonte” do patrimônio nacional por Fernando Henrique Cardoso. Tudo bem, foram outros tempos.

    Ocorre que faltou -e continua faltando, seR colocada em prática uma política de melhoria dos recursos hídricos da Região Nordeste, secularmente atingida pela falta de água. Todo mundo sabe que carro-pipa (venha de onde vier) não resolve o problema. Na verdade, é um paliativo caro e até imoral, pois ainda existem políticos sem vergonha que se valem dessa desgraça para amealhar votos.
    É uma vergonha !

    Não quero nem tomar conhecimento da posição da Ouvidoria. Não me interessa. O que interessa não a mim, mas ao povo nordestino, é que o Ministério da Integração Nacional faça funcionar os insgtrumentos de que a nação dispõe para melhorar a situação de flagelo em que ainda nos encontgramos.

    Botem a Sudene, o Dnocs, a Codevasf e o Banco do Nordeste para fazer funcionar uma política de açudagem, de perfuração de poços, construção de cisternas e todos os tipos de aguadas e barramentos de água.

    Ai, sim, teremos os problemas -senão resolvidos, mas reduzidos. Chega de carro-pipa, conversa mole e de lenga-lenga. Mas que também façam tudo dentro da ordem e da seriedade, mudando logo a direção da Codevasf.

  2. mario lins

    Agradeço muito o empenho do senhor Alvinho que sempre vai em busca de responder o cidadão. E para a secretaria de defesa civil vale lembrar que se o exercito que é do governo federal ta rodando somente com metade do contrato quase todo esse ano então como fica a situação das prefeituras que são subordinadas ao governo federal para receber recurso veja tambem a situação do estado que tambem vem maltratando os pipeiros com mais de 4 meses sem receber é essa a situção do nosso nordeste quem tem mais obrigações diz que não tem e quem ta tentando não paga. Vale lembrar tambem que por meio do exercito a população tem mais oportunidades na hora de receber e pelo estado e municipio o povo so vai beber se for eleitor de alguem pois quem manobra esses carros são politicos que so ve a situação do sofredor como meio de arrecadar votos. Conclusão para que decretar estado de emergencia se não vai ser atendida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *