Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Meningite mata três pessoas em uma semana na Bahia, diz Secretaria

Três pessoas – dois homens e uma mulher – morreram em uma semana vítimas de meningite C no Litoral Norte da Bahia. A informação foi confirmada neste domingo (11) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Segundo o órgão, outras quatro pessoas estão infectadas com a doença. Todas as vítimas são funcionários de hotéis do complexo turístico Costa do Sauípe. O primeiro caso da doença foi detectado no domingo (4).

O coordenador da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Juarez Dias, foi até o local coordenar os trabalhos de quimioprofilaxia, que são procedimentos realizados para evitar novos contágios. “Ainda não podemos falar em surto, mas já percebemos que é uma situação fora do normal”, disse.

Segundo o coordenador, as quatro pessoas infectadas estão internadas no Hospital Couto Maia, unidade de saúde especializada no tratamento de doenças infecto-contagiosas em Salvador. Os pacientes têm entre 20 e 25 anos. Apenas um deles se encontra em estado grave.

As mortes foram registradas na quarta (7), sexta (9) e sábado (10). A mulher tinha 54 anos e os dois homens, 20 e 23. A administração do complexo turístico informou que esses três funcionários que morreram eram moradores dos municípios de Mata de São João, Camaçari e Entre Rios. Os quatro pacientes que permanecem internados residem em Mata de São João.

Cerca de 1.800 pessoas que estão em Costa do Sauípe receberam medicação para bloquear o surgimento de novos casos. A Secretaria informou que como medida complementar, a administração dos hotéis está programando a vacinação de todos os funcionários.

Durante esta semana, Costa do Sauípe recebeu centenas de pessoas durante o Sauípe Folia, que começou quarta-feira (7) e foi encerrado no sábado (10). Grandes nomes da axé music se apresentaram para baianos e turistas que lotaram o complexo. A Secretaria afirma que os casos da doença não têm relação com a festa e nenhum hóspede foi contaminado.

De acordo com o último boletim epidemiológico, a Bahia registra em 2011 uma redução de cerca de 30% no número de casos de meningite do tipo C em comparação ao ano anterior.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *