Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (24) aponta que 54% dos domicílios no Brasil têm carro ou motocicleta disponíveis para o deslocamento dos moradores. O estudo do Ipea é baseado em dados da Pesquisa Nacional por Domicílio (Pnad) de 2012 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um dos responsáveis pela análise, o pesquisador Carlos Henrique de Carvalho, afirmou que esta é a primeira vez que a maioria dos domicílios conta com um veículo próprio. “O Pnad de 2012 é o primeiro que registra uma taxa maior que 50%. Agora foi de 54%, mas antes estava ficando na casa dos 40%”.
Comparando dados do Pnad de 2008 com 2012, houve um aumento de nove pontos percentuais na quantidade de casas com veículos particulares. O índice era de 45% há cinco anos.
Para Carvalho, a taxa de motorização está aumentando em todas as classes sociais. “Os mais ricos estão com mais carros, mas o mais pobres também. Então, pelo menos, no final das contas, isso é positivo, porque cresceu para todo mundo”.
Fonte: G1