Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lula lamenta mortes pelas chuvas fortes no RJ e no ES e diz que governo está de prontidão para apoio

Com ao menos 12 mortes em razão das fortes chuvas no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governo federal está de prontidão e também em contato com estados e municípios “para proteger, prevenir e reparar os danos das enchentes”.

No Espírito Santo, até a noite deste sábado (23), eram quatro mortes confirmadas pelo governo estadual. No Rio de Janeiro, eram oito.

“O sofrimento das famílias que perdem parentes, bens e suas casas em decorrência das chuvas fortes tocam o país”, escreveu Lula. “Tragédias que se intensificam com as mudanças climáticas”.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também foi às redes prestar apoio.

“Conversei hoje com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para manifestar, em nome do presidente Lula, solidariedade ao povo capixaba e informar que a Defesa Civil está pronta para apoiar o estado, atingido por chuvas intensas na madrugada”, escreveu.

Em entrevista à CNN, Casagrande declarou a situação como “caótica”.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse que conversou com Lula por telefone, que ofereceu ajuda.

Segundo Castro, a ajuda “será muito importante” para reconstrução das cidades castigadas pelos temporais, como Petrópolis, na região serrana.

“Vai ter toda uma situação de reconstrução que o governo federal será muito importante. A hora agora é do socorro. O que a gente precisa é a disponibilidade total e isso já foi nos colocado à disposição. Quando os ministros ligam, a gente tem que ser grato”, afirmou Castro.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *