O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou, no início da noite desta quinta-feira (9), em Washington, nos Estados Unidos, onde participará de uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden.
O encontro entre os dois chefes de Estado está previsto para acontecer nesta sexta-feira (10).
O presidente Lula, a sua esposa Rosângela Silva (Janja) e o restante da comitiva, que inclui os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT) e do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), já estão dentro da “Blair House”, utilizada como casa de hóspedes do presidente americano.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT), o embaixador e assessor da Presidência, Celso Amorim, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, também viajaram para Washington.
Compromissos oficiais
Na sexta-feira (10) o chefe do Executivo brasileiro terá uma série de compromissos.
Além da reunião com Biden, estará com o senador democrata Bernie Sanders, um dos autores da resolução no Congresso para que, no ano passado, o resultado da eleição no Brasil fosse imediatamente reconhecido, o que foi visto como um ato em defesa à democracia.
O petista também terá um encontro com lideranças sindicais norte-americanas.
Segundo apuração da âncora da CNN Daniela Lima, o presidente brasileiro quer construir uma relação pessoal com Biden, a exemplo do forte vínculo que tinha com George W. Bush e do bom elo que construiu com Barack Obama.
Esse último, inclusive, chegou a se referir a Lula como “o cara” durante uma reunião do G20, em Londres.
Fonte: CNN