Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Jogos Solidários da Pessoa Idosa 2024 começam em Recife

A 24ª edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa teve início na tarde desta quarta-feira (16), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O evento é organizado anualmente pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco. A festividade de abertura contou com o tradicional desfile dos pelotões, muita dança e apresentações culturais de grupos sociais voltados para a terceira idade.

Os Jogos Solidários da Pessoa Idosa são realizados desde 1999 e têm como objetivo estimular a prática de atividades direcionadas ao movimento corporal para pessoas a partir de 50 anos, criando oportunidades para que este segmento da sociedade descubra e redescubra possibilidades, potencializando a capacidade de vencer desafios e se torne cada vez mais independente.

“É um evento já marcado no nosso calendário e muito tradicional no nosso estado. Um período de muita festa, animação e alegria. São grupos de vários locais de Pernambuco que se unem, que se divertem, que brincam, que trocam experiências, disputam e competem de uma maneira muito saudável”, destacou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

Para esta edição, foram inscritos aproximadamente 1.650 idosos, que estão divididos em 38 grupos, de nove municípios do estado. São eles: Buenos Aires, Carpina, Jaboatão, Lagoa do Carro, Olinda, Paudalho, Paulista, Petrolina e Recife. Entre eles está o grupo Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Carpina. Maria José Coelho, 70 anos, é integrante do grupo e está em sua décima terceira participação dos jogos e não esconde a emoção de participar todos esses anos.

“Poder participar desses jogos há tantos anos é uma maravilha! Primeiro, tenho que agradecer a Deus por estarmos aqui nessa idade, com esse pique todo, e também ao nosso professor do grupo, que faz tudo por nós. Este ano estaremos participando da caminhada e também dos jogos de vôlei e handebol, que eu amo de paixão! Tenho certeza que todos os participantes são muito gratos por terem a oportunidade de presenciar essa valorização da terceira idade com tantas atividades voltadas para a gente”, finalizou Maria José.

Jacira Eustáquio, 69 anos, participa dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa há seis edições. Representante do grupo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) I, do município de Paulista, sempre fica encantada e animada às vésperas dos jogos. Para ela, os idosos terem essa visibilidade e reconhecimento demonstra a importância desta competição para todos.

“A terceira idade nem sempre é valorizada, mas como essa iniciativa do Governo do Estado nos proporciona um momento de diversão, vemos que ainda somos valorizados e isso nos faz sentir muito bem. Aqui são os jogos da boa idade, não temos aquela competição de quem chega em primeiro ou ganha, mas sim uma divisão de sentimentos e solidariedade com outros participantes e isso é o mais importante na idade em que estamos”, ressaltou Jacira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *