Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Integrantes de facção que planejavam matar policiais penais no Ceará são alvo de operação

A Força-Tarefa de Segurança Pública (Ficco) deflagrou a Operação Syntonos, na manhã desta terça-feira (22/8), para desestruturar uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas e armas de fogo, além de insuflar as mortes de policiais penais com atuação no Sistema Penal do Ceará. Os policiais não revelaram o nome da facção investigada.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva no Ceará, todos deferidos pela Vara de Delitos e Organizações Criminosas em Sobral (CE) e Fortaleza (CE). Duas mulheres são investigadas por integrar e gerenciar o núcleo financeiro e o tráfico de drogas da organização criminosa, respondendo uma delas ação penal pela prática de tráfico de drogas flagrado em fevereiro deste ano.

As condutas das investigadas podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo e constituição de organização criminosa armada, cujas penas podem superar 30 anos de prisão.

Syntonos

O nome da operação remete ao termo “sintonia”, utilizado por organização criminosa paulista para se referir aos “departamentos” ou “setores específicos” no organograma do grupo criminoso.

As ações policiais desencadeadas na Força-Tarefa de Segurança Pública (Ficco) são produtos da cooperação interagências, com foco na inteligência de segurança pública, e contaram com a participação do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), ambos da Polícia Militar do Ceará.

Ficco

A Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *