Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Hospital Universitário da Univasf realiza mutirão para investigação do câncer de pele em Petrolina

Em alusão ao “Dezembro Laranja”, campanha de prevenção ao câncer de pele, o Hospital Universitário (HU) da Univasf está realizando neste sábado, 2, um mutirão para diagnóstico precoce e tratamento da doença. Os atendimentos começaram 8h e seguem até as 13h na Policlínica do HU-Univasf, situada no Campus Sede da universidade, em Petrolina.

O objetivo da ação é atender pessoas que tenham algum tipo de lesão na pele, como manchas, sinais de deformidades, sangramentos, coceira persistente, feridas e cicatrizes que não fecham por mais de quatro semanas. Os casos suspeitos passam por uma triagem, realizada pela equipe de dermatologia, e caso haja alguma indicação de câncer, o usuário é encaminhado para acompanhamento e tratamento cirúrgico, principal forma de combater o tumor.

Assim como os outros tipos de câncer, o tumor na pele é uma alteração das células, que se multiplicam de forma anormal. Existem dois tipos: o não melanoma, mais frequente na população; e o melanoma, forma mais grave da doença, que recebe este nome porque atinge os melanócitos, células responsáveis pela cor da pele.

O diagnóstico acontece através da observação das manchas, verificando sua assimetria, bordas, tonalidade, diâmetro (maior que seis milímetros) e histórico. A cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgem mais de 220 mil casos de câncer de pele não melanoma.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *