O Hospital Dom Malan/IMIP recebeu hoje (19), em Petrolina (PE), quatro novos residentes das áreas de Ginecologia e Obstetrícia. A recepção aconteceu em uma solenidade acompanhada pela diretoria, médicos e estudantes do HDM. A importância destacada do fato reflete na consolidação, cada vez mais, da unidade de saúde como referência na área de ensino para o Vale do São Francisco.
A nova residente, a médica, Yali Maria Coelho Alves, que chega empolgada para a nova fase profissional que vai desenvolver no HDM, ressalta como peso em sua escolha a qualidade do trabalho prestado pela instituição à sociedade. “Eu escolhi estar aqui por conhecer o belo serviço e acreditar nele. Eu quero ser o seu reflexo e fazer parte do nome desta instituição que eu confio e acredito”, destacou.
Já o médico, Stênio Galvão de Freitas, enfatiza o crescimento que a residência pode proporcionar profissionalmente para ele, e também foca na valorização da prestação do serviço em Petrolina (PE). “Estou nesta instituição por que já fui monitor, acadêmico concursado, doutorando aqui. Hoje como residente, só tenho a aprimorar e aprender muito mais com essa equipe de profissionais especializados presente. Vou trabalhar e fazer com que o serviço médico nessa cidade e na região melhore cada vez mais”, disse.
A diretora de ensino e pesquisa do HDM, a pediatra, Angélica Guimarães, aponta esse acontecimento como o fruto de um empenho que já vem sendo semeado no HDM. “Ficamos muito felizes com a chegada dos novos residentes de Ginecologia e Obstetrícia, primeiro porque completamos as quatro vagas disponíveis, e segundo porque três deles foram nossos alunos no Internato Médico, o que significa reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo desde 2010”, lembra.
A médica também enfatiza o crescimento do ensino e pesquisa na região como uma característica a mais que reflete na qualidade da prestação de serviço pelo HDM. “Acreditamos na força do Ensino como mola propulsora de profundas modificações na assistência à saúde, e temos provas in loco, do quanto essa afirmação é verdadeira. Compartilhar conhecimentos é a melhor forma de aprender e o resultado final é uma equipe atualizada, que presta um atendimento de qualidade à população, norteado por princípios científicos e éticos. Além disso, cumprimos o nosso compromisso de formar recursos humanos dentro da realidade do SUS, respeitando seus princípios e suas diretrizes”, finaliza a pediatra. (Da assessoria)