Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Grupo “Mulheres de Repente” leva projeto sobre poesia do improviso para a Festa do Louro 2024 de São José do Egito

Composto pelas poetisas Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Dayane Rocha (Brejinho de Tabira), Milene Augusto (Solidão) e Thaynnara Queiróz (Carnaíba), o grupo “Mulheres de Repente” vai enriquecer a programação da Festa do Louro 2024 de São José do Egito. Junto com a multiartista Luna Vitrolina, que será mediadora da apresentação, e com a produtora executiva Taciana Enes, o grupo leva ao evento, nesta quarta-feira, 3, o projeto “Glosa: nuances da oralidade e da escrita”. A ação envolve oficinas mais apresentação e tem apoio do Funcultura.

As oficinas “Nuances da Glosa” são gratuitas e seguem até sexta-feira, 5, no horário das 8h às 12h, no Centro de Cultura Professor Bernardo Jucá. Quem quiser participar pode se inscrever de forma gratuita neste formulário. Nas aulas serão abordados os temas a origem da Glosa e da Mesa de Glosas, oralidade e identidade pajeúnica; produção literária de mulheres no improviso e declamação e performance; métrica, rima e oração; e estratégias e técnicas de criação do improviso. Também será criada uma “Cartilha da Glosa” e na culminância do projeto haverá uma “Mesa de Glosas”, com intérprete de libras.

O grupo destaca que a formação de mulheres na Glosa (modalidade de poesia de improviso criada no Pajeú pernambucano) representa um forte e estratégico movimento, como uma forma de fortalecer o cenário da poesia de repente feita por mulheres. A ação fomenta a cultura do improviso da poesia popular e incentiva o surgimento de novas vozes femininas no improviso, dando continuidade a essa tradição.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *