Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco apresenta relatório e planeja audiência pública em Salgueiro

Instalada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no dia 14 de março, a Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco apresentou um balanço de suas atividades nessa segunda-feira, 28. O relatório parcial traz um diagnóstico dos principais aspectos e aponta vícios de motivação, publicidade e finalidade na decisão do Governo Federal que retirou, no final de 2022, o ramal Salgueiro-Suape do projeto da Transnordestina.

Ações importantes que podem ser desenvolvidas pela Frente Parlamentar para a efetiva construção do ramal pernambucano foram elencadas pelo consultor legislativo Mauro Carneiro, que assessora o grupo. “A gente precisa saber, de forma mais clara, a modelagem jurídica para a continuidade das obras, os parceiros privados que estão interessados na contratação, os anais e estudos preliminares da viabilidade econômico-financeira, e uma coisa muito importante: o impacto social e ambiental dessa obra”, ressalta.

O colegiado planeja realizar audiências públicas em Salgueiro e Cabo de Santo Agostinho com objetivo de gerar acréscimos no relatório apresentado ontem. Mesmo tendo atingido o objetivo principal de recolocar o trajeto Salgueiro-Suape no projeto da Transnordestina, a Frente Parlamentar deve se manter mobilizada para acompanhar e fiscalizar as obras. O grupo legislativo, coordenado pelo deputado João Paulo (PT), espera que a União reserve R$ 450 milhões no orçamento de 2024 para a retomada do ramal, que pode ter um custo total de cerca de R$ 4 bilhões. A Frente Parlamentar, que também mobilizou deputados e senadores pernambucano no Congresso, vai lutar para que esses recursos sejam garantidos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco apresenta relatório e planeja audiência pública em Salgueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *