Desde a última terça-feira (05) estudantes de escolas da rede pública estadual e particular de Petrolina estão participando de uma oficina sobre os saberes do cotidiano e da identidade cultural dos nordestinos, através da literatura de cordel. A oficina “O Cordel na Sala de Aula Produzindo Cidadania” faz parte da programação do “I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina” e já foi ministrada para professores da Gerência Regional de Educação e alunos de escolas dos bairros João de Deus e São Gonçalo.
A oficina trabalha com a linguagem do cordel, abordando por meio de sextilhas temas como meio ambiente, sexualidade, violência, política e gênero. Objetivo é formar 12 turmas até o próximo dia 13, incluindo alunos do Centro Educacional de Vivência e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conforme o coordenador do encontro, o poeta e cantor Maciel Melo, os cordéis produzidos durante a oficina serão expostos no próximo dia 13, a partir das 19h, em espaço paralelo à exposição de xilogravura “O Sertão de Euclides da Cunha”, do artista plástico Gabriel Arcanjo. “Além deste incentivo, toda a produção das oficinas será editada para uma posterior publicação de um livro, previsto na proposta do Ministério da Cultura, a ser lançado em data ainda a definir“, disse.
O “I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina” é realizado pela Entre Versos e Canções, com apoio da GRE e patrocínio do Ministério da Cultura, por meio dos Micros Projetos do São Francisco. O evento prossegue até o dia 14, Dia Nacional da Poesia.
Da redação do Blog Alvinho Patriota