Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Estudante salgueirense da Univasf desenvolve aplicação que usa inteligência artificial para correção de redações

O estudante salgueirense André Martins, concluinte do curso de Engenharia de Computação na Univasf, desenvolveu uma aplicação que demonstra como a inteligência artificial (IA) pode ajudar na educação. Sob orientação do professor Jorge Cavalcanti, Martins apresentou o seu projeto na última quinta-feira, 20, consistindo numa aplicação que usa o ChatGPT para a correção de redações e ensino de produção textual a estudantes. O objetivo é tornar a IA mais acessível para alunos e professores de escolas municipais e estaduais.

A aplicação para correção de redações foi testada no CIEB Rui Barbosa, em Juazeiro-BA. Durante o uso, a ferramenta demonstrou uma capacidade impressionante de analisar, fornecer feedback e apontar erros gramaticais e estruturais nos textos. A professora de Língua Portuguesa, Jane do Carmo, ficou entusiasmada. “Como professora de Língua Portuguesa e responsável pelas turmas que testaram a aplicação desenvolvida, estou empolgada com os resultados. O ChatGPT pode trazer uma nova dinâmica para as aulas, fornecendo feedback imediato e estimulando a criatividade dos alunos”, disse.

O quase engenheiro André considera o desenvolvimento da aplicação um desafio importante para encarar um tema tão atual e relevante como a inteligência artificial. “Agora é, a partir das experiências reais vivenciadas nos experimentos com os alunos, aperfeiçoar ainda mais a solução, para torná-la disponível para um público ainda maior e para outras áreas de conhecimento”, afirmou o universitário, que contribuiu para uma colaboração entre a Univasf e o colégio de Juazeiro.

Sobre o ChatGPT

Criado pelo laboratório OpenAI, com sede em San Francisco-EUA, o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial lançada no final de 2022, que se tornou um sucesso em muitos países. Trata-se de um chat, onde as pessoas podem obter informações em tempo real sobre diversos assuntos, num diálogo em texto com um robô. O uso nas escolas ainda é incipiente, mas isso pode mudar com a aplicação do estudante salgueirense da Univasf.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Estudante salgueirense da Univasf desenvolve aplicação que usa inteligência artificial para correção de redações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *