Localizada na Aldeia Pankará Serrote dos Campos, na zona rural de Itacuruba, a Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal recebeu recentemente um Sisteminha Embrapa, projeto de baixo custo da Embrapa Semiárido que proporciona a produção de alimentos para a subsistência familiar. A ação, articulada por Claudia Leal, foi inserida no currículo interdisciplinar da escola, auxiliando disciplinas como geografia, biologia, química e ciências.
O projeto foi implementado na escola com recursos de Emenda Parlamentar destinada pelo deputado federal Túlio Gadelha à Embrapa Semiárido, com objetivo de atender comunidades indígenas do Sertão pernambucano. A empresa responsável pela construção é a Creative Assessoria e Projeto, sob coordenação de Claudia, especialista no Sisteminha.
Além de desempenhar um papel importante na segurança alimentar e nutricional dos estudantes e demais membros da escola, o Sisteminha é um recurso pedagógico que ajuda no aprendizado dos alunos da Educação Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também contribui para a conscientização ambiental sobre o bioma Caatinga e do Rio São Francisco.
Criado com objetivo de erradicar a fome, o Sisteminha incorporou práticas de agroecologia, sequestro de CO2 e agricultura regenerativa, com objetivo de resgatar a vida do solo e fomentar a agricultura sustentável. Quanto mais escolas da região recebê-lo, melhor.
Da redação do Blog Alvinho Patriota