Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Eleição para conselheiro tutelar pode utilizar urna eletrônica em Alagoas

As eleições de outubro deste ano, que devem eleger 580 conselheiros tutelares nos 116 colegiados espalhados pelos 102 municípios de Alagoas, podem contar com a tecnologia para acelerar o processo de escolha dos candidatos. Isso por que o Ministério Público planeja convencer os municípios a realizarem as eleições com o uso das urnas eletrônicas.

Durante uma reunião entre o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e o Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas, o MPE/AL se comprometeu em discutir a possibilidade com os prefeitos através da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para viabilizar as urnas.

“De antemão, já podemos assumir o compromisso de reforçar a conversa com a Associação dos Municípios Alagoanos, que foi iniciada na semana passada pelo promotor de Justiça Cláudio Malta, para destacarmos a importância desse processo eleitoral ser realizado de forma 100% eletrônica. Isso permitirá mais agilidade na apuração em razão da eficiência e da segurança dos equipamentos. Portanto, voltaremos a estabelecer, sim, esse diálogo junto aos gestores no sentindo de sensibilizá-los a viabilizar a votação por meio das urnas”, garantiu Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O MP explicou que a prefeitura que concordar com o uso das urnas eletrônicas no processo eleitoral para eleger os concelheiros tutelares, precisarão arcar com os custos e logísticas dos equipamentos, além de alimentação para os tecnicos.

“Além disso, os municípios terão também que disponibilizar pessoas para trabalhar no pleito e custear a alimentação delas. Acreditamos que essas despesas se justifiquem em razão da causa maior, que é termos uma eleição transparente e célere. Se isso ocorrer, Alagoas será o segundo estado do Nordeste a ter uma eleição totalmente eletrônica. Atualmente, só o estado do Ceará realiza o pleito dessa forma, o que o tornou exemplo para a região”, explicou Jailda Morais, presidente do Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas.

Fonte: Portal BR104

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *