Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Duas escolas cearenses são indicadas ao Prêmio Melhores Escolas do Mundo

Duas escolas do Ceará estão entre as dez melhores do mundo em categorias do prêmio internacional Melhores Escolas do Mundo 2023. A escola campeã receberá 50 mil dólares.

As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, do município de Beberibe, e Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal, foram destaques nas categorias de “Ação ambiental” e “Apoiando vidas saudáveis”, respectivamente.

As instituições concorrem nas categorias com escolas de outros países, como Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia e Malásia.

Ação Ambiental

Criada em 2019, a Jaime Tomaz de Aquino desenvolve ações ambientais e de sustentabilidade desde o início do funcionamento, realizando o plantio de árvores nativas, jardins suspensos com produtos recicláveis e teto verde.

A instituição criou uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, intensificando as iniciativas, que são realizadas com a participação ativa dos estudantes, e garantindo o selo Escola Sustentável, do Governo do Estado do Ceará.

A partir disso, a agenda verde na escola ganhou forças, com iniciativas como a criação de um biodigestor, coleta da água do ar condicionado e dos bebedouros — que são utilizados para aguamento das plantas — construção de uma horta escolar, de onde são extraídos produtos para a merenda dos alunos, como o cheiro verde e a pimentinha, e um clube de reciclagem.

Além das ações promovidas dentro do ambiente escolar, a unidade realiza ações que levam os alunos para além dos muros da instituição e até comunidades vizinhas. Os estudantes já visitaram as associações de catadores e recicladores, ONGs e parques.

Apoiando vidas saudáveis

Com o aumento do número de alunos que enfrentavam problemas relacionados à saúde mental na escola Joaquim Bastos Gonçalves, principalmente com a pandemia, o professor de Educação Física Guilherme Barros criou o projeto “Adote um Estudante”.

Após entrar em contato com uma rede de psicólogos pelas redes sociais e convidar os profissionais para o projeto, a ação iniciou os trabalhos de atendimentos on-line gratuitos voltados aos alunos da instituição.

De acordo com Guilherme, psicólogos de vários estados do Brasil atuam voluntariamente na iniciativa. Ele explica que, a partir de uma divulgação e apresentação do projeto nas salas de aula, os alunos procuram o atendimento. O docente conta que, em 2020, muitos alunos da instituição estavam ansiosos, deprimidos, com a autoestima baixa e dificuldades de socialização em grupo.

“Nós, professores em sala de aula, encontramos uma realidade totalmente diferente. A gente teve necessidade de criar esse projeto e botar em prática. A gente fala que tem psicólogos disponíveis. Quando o aluno vai atrás, é porque sente a necessidade, vê que está precisando, e a gente encaminha o termo de autorização para os pais”, contou.

Atualmente, mais de 30 psicólogos fazem parte do projeto Adote um Estudante. No total, cerca de 33 estudantes já receberam atendimento e alguns alunos seguem com o acompanhamento mesmo após a conclusão do ensino médio.

Por conta da repercussão, escolas de outros estados, como Paraíba, Piauí e Paraná, chegaram a procurá-lo para implementar a iniciativa nas unidades escolares.

Fonte: O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *