Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dólar sobe no mundo todo após atentado a Trump

Após o atentado ao candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump, o dólar opera nesta segunda-feira (15) em alta no mundo todo. No Brasil, a divisa subia 0,4% em relação ao real, custando R$ 5,453 por volta das 15h00. Mas depois das quedas sofridas na semana passada, o real deixou de ser a quinta moeda mais desvalorizada do mundo para ocupar a sexta posição num ranking com 118 divisas.

Na Bolsa, que abriu em alta, o Ibovespa passou o patamar dos 129 mil pontos esta manhã. Por volta das 15h00, a alta era de 0,32%, indo a 129.312,76, reagindo à participação de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, no Clube Econômico de Washington, que aconteceu esta tarde.

Quais moedas estão perdendo mais valor?

Nigéria (naira) -45,3%
Egito (libra) -35,5%
Sudão do Sul (libra) -29,9%
Gana (cedi) -22,1%
Argentina (peso) -12,4%
Brasil (real) -11,3%
Turquia (lira) -10,6%
Japão (iene) -10,4%
Ucrânia (Hryvnia) -7,1%
Bangladesh (taca) -6,8%

Por que o dólar está subindo?

No sábado (13), Trump foi atingido na orelha por um disparo feito por um atirador. Ele foi cercado por seguranças e retirado do palco do comício que realizava na cidade de Butler, no estado da Pensilvânia. Trump é o candidato republicano à Casa Branca.

O atentado dá margem considerável para vitória de Trump. Isso fortalece o dólar. Os investidores procuram mercados seguros e também criam a expectativa agora de uma política econômica de crescimento nos EUA, dizem analistas de mercado. “O Trump é mais pró corte de impostos”, diz Marcos Moreira, sócio da WMS Capital.

E isso repercutiu nos ativos do mundo. “A gente teve o bitcoin subindo bem porque o Trump é um grande adepto das criptomoedas. A gente teve o dólar também subindo inicialmente muito no mundo, mas depois acabou caindo e agora está estável, mas com viés mais de queda”, diz Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos.

Na bolsa americana Nasdaq, as ações da empresa de mídia de Donald Trump saltaram. Os papeis da Trump Media & Technology Group Corp (DJT) chegaram a subir mais de 51% na abertura. Por volta das 14h, estavam com ganhos de 30%, indo a US$ 40,43.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *