Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Defesa do meio ambiente não é de direita nem de esquerda, diz Iván Duque, ex-presidente da Colômbia

Dentro do padrão bipolar que contamina qualquer discussão no Brasil, a posição de Iván Duque, presidente da Colômbia de 2018 a 2022, é atípica. Liberal na economia e eleito pelo Centro Democrático, partido que se autointitula de centro, mas é considerado de direita, Duque se estabeleceu na cena internacional pregando o “desmatamento zero” como caminho para deter as mudanças climáticas.

“Eu estou convencido que defesa do meio ambiente não tem ideologia. Quem ainda não vê a crise climática, para mim, é negacionista”, afirma ele.

Para Duque, apesar de o Brasil concentrar 60% da Amazônia, a defesa do imenso território da floresta só será possível quando houver uma força multinacional integrada por países da região para combater todas as formas de crimes ambientais, que hoje se entrelaçam com o narcotráfico. Além da Colômbia, também tem áreas com esse bioma Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname.

Duque foi o palestrante que encerrou a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, promovida em Belém, capital do Pará, pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração).

Fonte: Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *