Com um número muito reduzido em relação ao pleito anterior, realizado em 2019, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salgueiro (COMDICAS) publicou esta semana a lista de inscrições na eleição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024-2028.
Apenas 15 pessoas se inscreveram, o que pode ser resultado do aumento de requisitos desse processo eleitoral na comparação com a eleição de 2019. O COMDICAS exigiu até certificado que comprove a atuação do postulante em atividades ligadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente. Isso foi alvo de debate na casa legislativa, onde vereadores destacaram que a exigência de certificado não consta em lei.
Dos 15 candidatos, quatro são atuais conselheiros que tentam reeleição: Marcos Ribeiro, Cynnara Margarethe, Silvanilde Barros e Lucilaide Novaes. A conselheira Natália Landim, pediu exoneração e não será candidata à renovação do mandato. A lista de candidaturas deferidas será publicada em junho, o que pode reduzir ainda mais o número de candidatos. Em 21 de julho será aberta a campanha e a eleição ocorre no dia 1° de outubro. Qualquer pessoa com Titulo de Eleitor pode votar, mas o comparecimento não é obrigatório.
Da redação do Blog Alvinho Patriota