Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Câmara instaura processo de cassação contra Janones por suspeita de ‘rachadinha’

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta quarta-feira (13) processo de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), suspeito de ter promovido esquema de “rachadinha” em seu gabinete.

Janones integrou a linha de frente da campanha de Lula (PT) nas redes sociais em 2022. O processo só terá um desfecho em 2024. O Conselho de Ética da Câmara tem um precedente de corporativismo, com baixíssimo histórico de punições efetivas.

O órgão tem caráter consultivo. Caso decida recomendar a cassação, ela só ocorrerá com o apoio, no plenário da Câmara, de ao menos 257 dos 513 deputados.

Na sessão, foram sorteados os nomes de três deputados. Caberá ao presidente do conselho, Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), indicar um deles para relatar o caso.

Os sorteados integram partidos que estão formalmente na base de Lula, sendo duas siglas de centro-direita e uma de esquerda: Guilherme Boulos (PSOL-SP), que é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) e Sidney Leite (PSD-AM).

As suspeitas contra o parlamentar vieram a público após o site Metrópoles revelar áudio de 2019 em que Janones, em seu primeiro mandato como deputado, informou a assessores que eles teriam que devolver parte dos salários para que ele pudesse reconstruir seu patrimônio.

A Folha também obteve o áudio. Dois ex-assessores do deputado federal afirmaram à reportagem que o parlamentar promoveu o esquema de “rachadinha” em seu gabinete, ou seja, embolsou parte dos salários pagos a esses auxiliares.

Janones não compareceu à sessão do Conselho de Ética desta quarta.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *