Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Brasil quebra tradição ao não enviar presidente e vice para posse na Argentina

Com a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), para a cerimônia de posse do homólogo Javier Milei na Argentina, neste domingo (10), o Brasil quebra uma tradição de mais de 40 anos, ao não enviar um titular da cadeira do Executivo federal para Buenos Aires.

Quem representou oficialmente o governo brasileiro na posse de Milei foi o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O Palácio do Planalto ainda vê com desconfiança o político argentino, após uma corrida eleitoral conturbada, em que Javier atacou diversas vezes Lula, bem como sinalizou medidas radicais: sair do Mercosul e fechar o Banco Central.

A eleição acabou, Milei baixou o tom sobre o Brasil e diplomatas argentinos fizeram romaria em Brasília para evitar os danos diplomáticos. Eles entregaram a Mauro Vieira o convite oficial do presidente eleito para que Lula comparecesse à posse dele neste domingo.

De lá para cá, não houve qualquer retratação de Milei quanto as agressões, como queriam alguns ministros. O mal-estar, segundo fontes do Palácio do Planalto, ainda se agravou com o convite direto de Milei para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uma comitiva de políticos da direita estiveram em Buenos Aires para acompanhar o novo chefe da Casa Rosada. Entre eles os governadores Claudio Castro (Rio de Janeiro), Jorginho Melo (Santa Catarina) e Tarcísio de Freitas (São Paulo). Também participaram cerca 18 deputados da oposição, sendo a maioria do Partido Liberal (PL), entre eles Bia Kicis, Sóstenes Cavalcante e Eduardo Bolsonaro.

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *