Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

AGU pede condenação de 59 financiadores de atos extremistas

A AGU (Advocacia Geral da União) pediu à Justiça a condenação de 59 pessoas, empresas e entidades suspeitas de financiar o fretamento de ônibus que levaram extremistas que participaram dos atos em Brasília no 8 de Janeiro. Esse é o 1º pedido de condenação definitiva de acusados de financiar os ataques.

O órgão ingressou uma Ação Civil Pública na 8ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. O pedido é para que os envolvidos sejam condenados a ressarcir a União em R$ 20,7 milhões pelos danos materiais causados pela depredação das sedes dos Três Poderes. O valor deve ser acrescido da taxa Selic desde 8 de janeiro.

No pedido de condenação, assinado na 6ª feira (10.fev.2023), são listadas 54 pessoas físicas, 3 empresas, uma associação e um sindicato.

Conforme a AGU, os citados “tiveram papel decisivo no desenrolar fático ocorrido no último dia 08 de janeiro de 2023 e, portanto, devem responder pelos danos causados ao patrimônio público federal e derivados desses atos”.

“Tem-se, pois, que esses demandados, de vontade livre e consciente, financiaram/participaram ou colaboram decisivamente para ocorrência desses atos que, por assim dizer, se convolaram em atos ilícitos dos quais resultaram danos materiais ao patrimônio público federal”.

Fonte: Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *