Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Frente Parlamentar espera explicações do Ministério

Deputados querem saber se houve falha na comunicação da campanha de vacinação contra a gripe A

gravidasA Frente Parlamentar da Saúde do Congresso Nacional espera, para esta semana, uma resposta do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre a vacinação contra a gripe A no País. na quinta-feira passada, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para a vacinação de grávidas, crianças de seis meses aos dois anos e portadores de doenças crônicas, que deveriam ser imunizados até a sexta-feira passada. O Ministério alegou que o feriado da Semana Santa atrapalhou a campanha. O prazo foi estendido até 23 de abril, e vai ocorrer concomitantemente à terceira fase, que visa a população entre 20 e 29 anos.

Mas o pedido de informações da Frente foi feito antes mesmo da prorrogação da segunda fase. “Perguntamos para o ministro se a campanha está sendo efetiva, se a forma de comunicá-la foi a mais correta, ou se foi superestimado a quantidade de doses para os grupos de risco”, diz o deputado federal pelo Paraná, Alceni Guerra (DEM), membro da frente e também da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara federal.

Em nota divulgada à imprensa, o Ministério afirmou que prorrogou a campanha contra gripe A por causa do feriado, quando a maioria dos postos fechou, e para “evitar correria”. No início da segunda fase da campanha, o governo enfrentou atraso no envio da vacina destina a grávidas, que é diferente. Normalmente, as campanhas de vacinação são estendidas quando a procura é baixa.

Ainda não há dados nacionais sobre quantas pessoas foram imunizadas na segunda etapa da campanha, que começou no dia 22 de março. Temporão afirmou que só terá o balanço do País nesta semana. 

Fonte: Bem Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *